A validação corresponde à certificação da secretaria em que o professor
estiver vinculado e deve estar de acordo com as seguintes orientações: a
pré-inscrição realizada deve estar vinculada a disciplina ou habilitação
correspondente à atuação do professor em sala de aula e a aprovação das
secretarias municipais de educação devem levar em conta, a liberação do
professor nos dias e horários fixados para frequentar o curso, sem prejuízo de
remuneração.
Plataforma Freire - O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em
exercício das escolas públicas estaduais e municipais, sem formação adequada à
Lei de Diretrizes e Bases (LDB), oferecendo cursos superiores, além de cursos
de extensão, aperfeiçoamento e especialização, por meio de Instituições
Públicas de Educação Superior, Federais e Estaduais.
Segundo Ana Maria Almeida, gerente da GEFAPE, o prazo para validação das inscrições não será prorrogado e aqueles que não validarem suas pré-inscrições serão excluídos do processo seletivo.
A gerente acrescentou ainda que os gestores, devem se atentar para os seguintes passos para a criação do perfil de secretaria municipal:
1) Acessar o site freire.mec.gov.br
2) Criar perfil professor;
3) Solicitar o link fale conosco a mudança do perfil de professor para secretário municipal anexando os seguintes documentos: identidade, CPF; Portaria de nomeação do secretário municipal devidamente assinada pelo prefeito;
4) Acessar a página freire.mec.gov.br, em seguida acessar o perfil de secretário municipal formação inicial/presencial. Clicar no link, gerenciar formação e efetuar as validações dos docentes na sua rede, sendo que só poderão ser validadas as pré-inscrições dos que estão em efetivo exercício da profissão docente.
Mais informações: 0800-616161 (opção 07) | (86) 3216 3805 / 3216 3354 / 3216 3248