Ícone buscar

Inscrições abertas para o Prêmio Gestão Escolar 2020

  • 16/06/2020



Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar (PGE) contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Em 2020, a iniciativa vai reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia.


 

Uma live com o escritor e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional, educacional e pessoal, Eduardo Shinyashiki, marcou o lançamento do Prêmio de Gestão Escolar 2020 nesta terça-feira, 16, com transmissão pelo canal do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no Youtube e na página do órgão no Facebook. O prêmio é promovido pelo Consed em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

 

Mirlane Ramos, diretora da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, escola da zona Leste de Teresina que venceu a etapa estadual do prêmio em 2018, foi um dos depoimentos da abertura da live.


 

"O prêmio em si já traz muitos benefícios para a escola, pois ela passa a ser mais procurada, a comunidade escolar procura e valoriza mais nosso trabalho, nossos alunos passam a ser mais motivados na participação dos projetos e atividades da escola, os professores se articulam e engajam mais no ensino aprendizagem, enfim, cria um clima mais agradável para a equipe gestora desenvolver seu trabalho", relatou.

 

O Professor Sebastião Gomes Ferreira, gerente de Gestão Escolar da Seduc-PI, afirma que o Piauí tem participado de forma significativa, tendo recebido premiações em âmbito nacional do prêmio.

 

"Criaremos uma coordenação estadual replicando a parceria Seduc e Undime para motivar as inscrições, fazendo com que mais e mais escolas participem. Tenho dito que só participar já é uma vitória, mas temos as premiações locais e nacionais. Teremos o lançamento na quarta-feira (24), por meio de uma webconferência para incentivar a participação de nossas escolas no Prêmio Gestão Escolar 2020 etapa estadual", completa o gerente.

 

Pela primeira vez o prêmio também vai contemplar o professor e a equipe escolar. A iniciativa representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual impõe ao considerar, além do gestor, os atores que estão na ponta do processo de ensino e aprendizagem.

 

De acordo com a coordenadora nacional do Prêmio Gestão Escolar e secretária de Educação do Tocantins, Adriana Aguiar, a suspensão das aulas presenciais nas escolas provocou uma mudança importante no formato do prêmio e esta será a principal novidade da edição deste ano.


 

"Este ano o Prêmio Gestão Escolar vai buscar, sobretudo, proporcionar um processo de diálogo diferente para compreender as práticas, das mais diversas possíveis. Queremos ampliar a participação dos municípios nesta edição. Vamos aproveitar também para trabalhar em regime de colaboração com os estados, olhar e compreender a realidade da gestão, a complexidade e as soluções encontradas", destaca a coordenadora.

 

A edição 2020 do PGE tem o patrocínio da Fundação Itaú para a Educação e Cultura e conta com a parceria da Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana,  Instituto Natura, Ministério da Educação, Unesco, Unicef e Univesp.

 

Inscrições em:

www.premiogestaoescolar.com.br

 


Outras Notícias

Notícias
24/06/2025

“Estamos conectando o Piauí ao futuro”, diz Secretário Washington Bandeira na abertura emocionante e tecnológica do Seduckathon 2025

Notícias
23/06/2025

Seduckathon 2025: Piauí transforma escolas públicas em polos de inovação e tecnologia

Notícias
23/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes do interior do Piauí chegam a Teresina para disputar vagas em intercâmbio educacional

Notícias
23/06/2025

Seduckathon 2025: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira abrem o maior hackathon estudantil do mundo nesta segunda (23)

Notícias
21/06/2025

Estudantes da Seduc vivem experiências transformadoras na Bienal do Livro Rio 2025

Notícias
21/06/2025

Piauí atinge adesão histórica de 100% dos municípios ao Selo UNICEF e reforça pactos estratégicos pela educação