Ícone buscar

Escolas estaduais preservam tradição das festas juninas

  • 16/06/2020

 


Está errado quem pensou que a pandemia e o isolamento social iriam impedir a realização das tradicionais festas juninas. Elas não vão ser bem do jeito que aconteciam em anos anteriores, mas vão acontecer, seja no ambiente virtual ou no conforto dos lares. O Ceti Professor Antonio Tarciso já anunciou que vai realizar uma festa virtual e outras escolas da rede estadual seguem o exemplo.


Este ano o II Concurso da Rainha do Milho e do Rei do Sabugo, realizado pelo Ceti Antônio Tarciso, vai acontecer de forma on-line e as inscrições já estão abertas. 

"No ano passado nosso concurso foi um sucesso e esse ano não poderia deixar de acontecer. Fizemos algumas modificações para adaptar à nossa nova realidade e elaboramos o projeto. É uma gincana junina onde o aluno se caracteriza em sua casa e envia o vídeo para a coordenadora de projetos da escola, a professora Francisca Marques", relatou a diretora da escola, Maria José Viana. 


A diretora falou que o vídeo será de 2 minutos e o aluno com melhor animação, envolvimento da família  e caracterização será o escolhido. "Criaremos um grupo de WhatsApp com os candidatos e jurados para fazer a seleção que será dia 29 de junho. O melhor vídeo ganhará uma cesta com produtos juninos", relata a diretora. 

Os alunos que têm interesse em participar estão sendo orientados a entrar em contato com a professora Francisca. 


Outra escola que não deixou as festividades juninas passar em branco foi o Ceti João Henrique de Almeida Souza. A unidade, por meio das aulas remotas da disciplina de Educação Física, realizou seu arraiá. "Esse ano fizemos algo diferente devido à pandemia, mas mesmo assim resolvemos manter viva essa tradição", relata a diretora, Djanira Alencar.

As atividades aconteceram no último dia 13 e foi um trabalho desenvolvido com os alunos do Ensino Médio com a temática Cultura Popular Brasileira e o Folclore, dando ênfase maior nas tradições nordestinas. "O objetivo era reviver as festividades juninas mesmo em época de pandemia de forma virtual, cada um de sua casa. E o objetivo também era reviver as nossas festas tradicionais da família Ceti João Henrique", finalizou Djanira, afirmando que ficou surpresa com a criatividade dos alunos.




Outras Notícias

Notícias
24/06/2025

“Estamos conectando o Piauí ao futuro”, diz Secretário Washington Bandeira na abertura emocionante e tecnológica do Seduckathon 2025

Notícias
23/06/2025

Seduckathon 2025: Piauí transforma escolas públicas em polos de inovação e tecnologia

Notícias
23/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes do interior do Piauí chegam a Teresina para disputar vagas em intercâmbio educacional

Notícias
23/06/2025

Seduckathon 2025: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira abrem o maior hackathon estudantil do mundo nesta segunda (23)

Notícias
21/06/2025

Estudantes da Seduc vivem experiências transformadoras na Bienal do Livro Rio 2025

Notícias
21/06/2025

Piauí atinge adesão histórica de 100% dos municípios ao Selo UNICEF e reforça pactos estratégicos pela educação