Objetivando manter um diálogo sobre as dificuldades que os
estudantes têm enfrentado para manter o foco e estudar nesse tempo de pandemia,
a psicóloga Katiana Oliveira vai dar algumas dicas para melhorar a motivação
nos estudos no período de aulas remotas. A live é uma promoção do Centro
Estadual de Tempo Integral (CETI) Padre Joaquim Nonato Gomes e acontece neste
sábado (13), às 14h.
Katiana Oliveira é psicóloga da Equipe Multifuncional da
19ª Gerência Regional de Educação, que atua na zona Sul de Teresina. A live
será transmitida pelo Instagram da escola @cetipejoaquim.
"Trataremos do tema: Como vencer o desânimo para estudar
neste período das aulas remotas, em um momento descontraído e com muita
interatividade com o aluno da rede pública estadual e quem mais desejar
acompanhar esse momento", relata a psicóloga.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), juntamente com
as Gerências Regionais de Educação, se mobilizou para que milhares de alunos
não perdessem o ano letivo e a educação no Estado não parou. Com isso, o CETI
Padre Joaquim Nonato Gomes encontrou vários questionamentos diante do novo
cenário vivido por docentes, discentes e gestores e pensou alternativas para
solucioná-los. A live então é uma ótima oportunidade para os estudantes
refletirem sobre a importância de manter o foco nos estudos.
O diretor da escola, Antônio Filho, revela que gestores e professores têm recebido alguns relatos de alunos desmotivados e pais afirmam que seus filhos tiveram que buscar apoio psicológico por sentirem falta da escola e dos colegas.
"Fizemos uma pesquisa recentemente onde cerca de 70 alunos afirmaram que estavam sofrendo com o desânimo para fazer as atividades, desmotivados, onde 80% dos alunos destacaram que sentem falta dos professores e da escola. Então para tentar minimizar essa situação conversamos com a equipe multiprofissional da 19ª GRE para que conversassem com os alunos sobre como vivenciar a situação das aulas remotas e tudo que passam. Importante isso chegar aos alunos e família, pois algumas passam por dificuldade pela Covid-19 e queremos nos aproximarmos ainda mais para que se sintam acolhidos e saibam que a escola não os abandonou", finaliza o diretor.