Após seis meses de implantação do Sistema Eletrônico de
Informações (SEI) na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e com o advento
da pandemia de Covid-19, servidores e o público em geral usufruem dos
benefícios da virtualização dos processos promovida pelo Governo do Piauí e
abraçada pela gestão da secretaria.
O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico
no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de
órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito
de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos
administrativos eletrônicos, e têm sido implantado em vários órgãos e entidades
das mais variadas esferas administrativas. No Piauí, a implantação do sistema
teve início em março de 2019, sendo regulamentado por meio do decreto nº
18.142/2019. Já na Seduc a formação dos primeiros grupos de servidores e termo
inicial de implantação do SEI ocorreram em novembro de 2019.
O servidor José Vieira, apoio do Banco de Dados da 21ª
Gerência Regional de Educação (GRE), relata que as dificuldades iniciais
encontradas na nova sistemática foram solucionadas com o apoio e treinamento.
"Hoje vemos o SEI como o sistema que veio para ajudar e
solucionar muitos problemas, como a economia de papel, a facilidade na criação
de processos assim como a agilidade em sua tramitação dentre escolas, GRE e Seduc.
O SEI veio proporcionar economia, praticidade e agilidade, principalmente nesse
período de pandemia em que estamos vivendo e precisamos realizar nosso trabalho
de casa. O sistema nos dá essa oportunidade uma vez que todo o trabalho é feito
online. Mesmo de quarentena, sem sair de casa, é possível abrir um processo no
sistema, enviar para a Seduc e receber o retorno", comemora José Vieira.
No momento atual em que vivemos, para seguir as diretrizes
estabelecidas pelos órgãos de saúde para que seja estimulado o isolamento
social, evitando o deslocamento de pessoas no período de disseminação do
Covid-19, a Seduc realizou a redução das equipes de trabalho e a execução de
suas atividades em regime de Teletrabalho (Home Office). O uso do Sistema
Eletrônico de Informações, dentre outras formas de trabalho remoto disponíveis,
está sendo fundamental para que a rotina de trabalho do órgão se mantenha.
A servidora do Apoio do Gabinete da Seduc, Régina
Rodrigues, enfatiza que o SEI foi essencial para que a equipe desempenhe o
trabalho em sistema home office, durante o período da pandemia.
"Nós realizamos as atividades de forma online: Abertura
de processos, encaminhamentos, ofícios, inclusive os documentos são também
assinados de maneira virtual de onde as pessoas estiverem. Podemos acompanhar
todo o andamento do processo, logo o nosso setor permanece trabalhando de forma
ativa, mesmo cada um em sua residência e, de forma segura, respeitando as
regras da quarentena", completa Régina Rodrigues.
Serviços como o Protocolo da Seduc recebem processos
eletronicamente desde 02 de fevereiro de 2020. Todas as demandas do cidadão
comum, que não tem acesso ao SEI, podem ser encaminhadas por e-mail. Para dar
entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo
PDF (única extensão aceita pelo Sistema).
A analista de suporte a sistema, da Gerência de
Tecnologia de Informação da Seduc (GTI), Samara Ramos, explica que o servidor
conta com uma gama de ferramentas para se apropriar do conhecimento a respeito
do SEI.
"Além das formações presenciais já realizadas desde o ano passado, contamos com diversas possibilidades de aquisição de conhecimento sobre o sistema SEI por parte do servidor público. Dispomos de um ambiente de formação interativo e simplificado, um site próprio desenvolvido pelo Governo do Piauí com vídeos, tutoriais e novidades. Formatamos e estamos disponibilizando manuais específicos para os funcionários da Seduc e também contamos com um canal no Youtube chamado Colaborativismo. Por fim está sendo desenvolvida a ferramenta SEI_tira-dúvidas, a ser utilizada pelo usuário em horário de expediente", relata a analista.
Quais são os benefícios do SEI
Os usuários internos e externos podem receber e
acompanhar processos online, assinar contratos e outros documentos
eletronicamente;
- Práticas inovadoras de trabalho serão desenvolvidas,
voltadas ao aumento da produtividade e à diminuição do uso do papel;
- O SEI é um sistema intuitivo, estruturado e com boa
navegabilidade e usabilidade;
- O SEI permite total portabilidade, sendo 100% na
Internet, com acesso remoto por meio de notebooks, tablets e smartphones;
- Os fluxos de processos poderão ser melhorados,
tramitando, ao mesmo tempo, em várias áreas da SEDUC, ou eliminando trâmites em
níveis hierárquicos desnecessários;
- Economia nos contratos de compra de papel; em
outsourcing, material de escritório e serviço de postagem, redução de custos em
logística e transporte de documentos, e permite maior produtividade, rapidez,
transparência e segurança aos trâmites administrativos.
Com a implantação do SEI, a Seduc está reduzindo
substancialmente o uso do papel. Essa iniciativa otimizará as rotinas de
trabalho, favorecerá o trabalho colaborativo e reduzirá gastos, contribuindo
para a construção de um ambiente mais sustentável.
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