A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) acaba de publicar
o Protocolo de Observação e Avaliação Funcional (POAF) na Sala de Recursos
Multifuncionais. O material orienta o momento de observação e avaliação
funcional dos estudantes encaminhados para Sala de Recursos Multifuncionais
numa abordagem pedagógica.
Vívien Veloso, coordenadora da Educação Especial da Seduc,
revela que essas são sugestões de estratégias e recursos para garantir uma
correta aplicação neste primeiro momento da avaliação do (a) estudante, com o
objetivo de conhecer o seu perfil cognitivo, identificando suas habilidades,
dificuldades e necessidades educacionais especiais.
"O protocolo de observação e avaliação do aluno (POAF) é um
instrumento organizado com fins pedagógicos para ser aplicado em ambiente
escolar, que habilita professores de salas de recursos multifuncionais a
utilizar um formato sistematizado de observação e avaliação diagnóstica das
condições psiconeurológicas do estudante, favorecendo o levantamento de dados
para análise do seu perfil cognitivo, com o propósito de elaborar o Plano de
Desenvolvimento Individual (PDI) no âmbito do Atendimento Educacional
Especializado", explica a coordenadora.
O documento publicado vem reforçar o trabalho já
desenvolvido, que tem por base as Diretrizes Operacionais para Sala de Recursos
Multifuncionais, publicadas em formato de livro, em 2018, e amplamente trabalhadas
em formações com professores e técnicos da Seduc, além de serem
disponibilizadas aos municípios.
"A Seduc, por meio da Gerência de Educação Especial
(GEE), já realizou formações sobre as diretrizes operacionais norteadoras do
trabalho em salas de recursos multifuncionais. Foram capacitados técnicos das
21 Gerências Regionais de Educação que multiplicam as diretrizes para os
professores que realizam o atendimento educacional especializado. Temos ainda o
livro que norteia a atuação do professor quanto à organização da sala de
recursos, quais as atribuições profissionais que acompanham o AEE. Isso auxilia
a caracterizar as deficiências dos alunos matriculados na escola, cria
estratégias para o trabalho e como produzir o plano de desenvolvimento
individual (PDI) para cada o aluno alcançar uma boa aprendizagem",
completa Vívien Veloso.
Atualmente a Seduc conta com 140 salas de atendimento
especializado distribuídas por todo o Piauí, em processo de aquisição de mais
25 salas. Cerca de 1.300 alunos
encontram-se atendidos pelo ensino especializado no contra turno do ensino
regular.
Clique aqui e confira o Protocolo