Finalizando a semana de formação do Programa Novo Chão da Escola, a Unidade Técnica do Chão da Escola (UTECE) realizou mais uma web conferência com as Gerências Regionais de Educação (GRE?s) na tarde desta quinta (16). A reunião tratou sobre a ferramenta "Classroom", mais conhecido como Google Sala de Aula, uma oficina virtual dinâmica, e teve como tema "Transposição didática: sala de aula virtual em desafios e possibilidades", ministrada pelo professor formador da UTECE, César Augusto Bances Arbanil.
Especialista em tecnologias digitais de informações e comunicações (TDICs), César não só ministrou a formação, mas mediou as discussões sobre o desafio e as possibilidades para o uso das novas tecnologias no contexto de distanciamento social, ocasionadas pelo Covid19.
"O Google Classroom é uma potente ferramenta online. Uma de suas grandes vantagens é a possibilidade de trabalhar as atividades e conteúdos fora da escola. É inovadora, gratuita e tem como objetivo principal tornar o ensino mais produtivo, colaborativo e estimulante, além de otimizar a comunicação entre o corpo docente e os alunos", comenta César Augusto.
Já a professora da UTECE, Franciane Sousa, pesquisadora da Teoria Educomunicativa, disse que a ferramenta é um recurso do Google criado com finalidade educativa, um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. "É uma ferramenta fácil tanto para acessar quanto para utilizar como metodologia ativa, sala de aula invertida, possibilitando não só a criação de atividades diversificadas, mas na postagem de material audiovisual, no compartilhamento de links, no criar mural informativo deixando o ensino mais atrativo e colaborativo", afirma.
O sistema do Google Classroom também conta com a função de
criar atividades, elaborar avaliações com prazos para os alunos, assim como
enviá-las e recebê-las. Com isso, é mais fácil acompanhar o andamento
das tarefas, facilitando até mesmo a correção e atribuição de notas pela
própria plataforma.
De acordo com a coordenadora do Programa Chão da Escola, Evana Meyre, na próxima semana as formações continuarão acontecendo por Gerências Regionais, contando com a participação dos técnicos da Gerência de Tecnologia da Informação, falando sobre o iseduc. "Considero que essa atividade é mais uma opção para coordenadores e professores trabalharem atividades remotas com seus alunos. Sendo assim, a UTECE, disponibiliza mais uma ferramenta digital que serve como suporte para o trabalho do professor", afirma.
"As formações feitas pelo Programa Chão da Escola estão nos trazendo informações e habilidades novas para conseguirmos lidar com a atual situação das aulas remotas. Estamos aprendendo a interagir com as mídias digitais, ferramentas estas que as crianças e jovens já sabem utilizar e que nós, adultos, professores, talvez não tínhamos tido a necessidade ou curiosidade de utilizá-las, tornando o universo escolar mais conectado com a atualidade em que vivem nossos alunos", relata Djimara Figueiredo, Coordenadora de Ensino da 17ª GRE.
Participaram da oficina virtual, gerentes, diretores, coordenadores e técnicos
de ensino das 21 GREs junto com a equipe de
formadores da UTECE, totalizando 53 educadores, via aplicativo Zoom Clound
Meetings.