Ícone buscar

Projeto beneficia cerca de 500 alunos com ensino de robótica

  • 21/02/2020

Cada vez mais o ensino da robótica vem sendo estimulado nas escolas da rede pública. E buscando ampliar o acesso dos alunos a este tipo de ensino, nesta sexta-feira (21), cem kits de robótica foram entregues aos professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), numa parceria com a plataforma Mobieduca.me.


O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, participou da solenidade de entrega dos kits, que irá trabalhar o conhecimento de eletrônica e programação, para 21 professores da rede pública estadual de ensino que vai beneficiar, nessa fase inicial, cerca de 500 alunos. 

"A Seduc apoia o ensino da robótica, que é adotado por muitas escolas, e deve ser ampliado com o desenvolvimento de uma política específica para área. Com esta entrega, vamos levar um kit de Arduino para escolas onde professores já participaram de formação e com a possibilidade dos nossos estudantes aprenderam programação de componentes e sensores", destaca Ellen Gera.


Cada professor de Física, Química, Biologia ou Matemática, participante do projeto, realizou cursos com carga horária semanal direcionada para a realização das quatro oficinas semanais para 24 alunos, em cada escola participante. As aulas serão ministradas em um laboratório ou sala organizada para as oficinas.

"Daqui fica a criatividade para integração da área de tecnologia com as outras áreas, pois a partir da programação podem integrar a biologia, química, física e matemática e este é um passo que nas escolas estaduais para desenvolver a linguagem computacional dentro do nosso ambiente escolar", complementa o secretário.


A iniciativa visa inserir projetos práticos de automação e robôs e, ao mesmo tempo, práticas de linguagem de programação para robótica beneficiando os alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio. 
Em 2017 foram iniciadas as oficinas de robótica com utilização da programação Arduino destinados aos professores e alunos. O professor organizador, Ranildo Lopes, explica que antes os cursos eram realizados com pouca adesão. Mas com o apoio do Centro de Formação Antonino Freie e do Mobieduca.me os cursos serão ampliados. 

"Estamos fazendo a divulgação com os professores que é replicada nas escolas e com este apoio de formação do professor estaremos de forma paralela replicando a prática de oficinas nas salas de aula", disse o professor.


Ranildo Lopes afirma que com a aquisição dos kits os alunos poderão entrar no mundo da tecnologia e apresentar posteriormente seus projetos.

"A cada oficina o professor irá desenvolver a ideia do projeto teórico/prático e o aluno implementará cada passo para aplicar o uso da placa de Arduino no cotidiano escolar. Cada professor e aluno terá uma prática diferente com ideias únicas a ser apresentada no circuito de ciências. Além do circuito, ao final do ano será realizado uma feira de robótica cm mais de 100 projetos desenvolvidos pelos alunos com robótica", explica.


Outras Notícias

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Luiz do Brownie inspira jovens da rede pública a empreender com coragem e inovação

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Tanci Simões explora o impacto da IA e as habilidades socioemocionais

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes Seduc apresentam projeto de telescópio produzido durante aulas de robótica

Notícias
24/06/2025

Guilherme Silveira abre ciclo de palestras do Seduckathon com chamada à ação: “O estudante pode ser criador, não só consumidor de tecnologia”

Notícias
24/06/2025

“Estamos conectando o Piauí ao futuro”, diz Secretário Washington Bandeira na abertura emocionante e tecnológica do Seduckathon 2025

Notícias
23/06/2025

Seduckathon 2025: Piauí transforma escolas públicas em polos de inovação e tecnologia