Ícone buscar

Projeto de Escolarização Hospitalar inicia nesta sexta (14)

  • 13/02/2020

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Associação Piauiense de Combate ao Câncer (APCC) e do Hospital São Marcos (HSM), vai possibilitar o atendimento educacional às crianças e adolescentes internados para tratamento de saúde, em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado. 

Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020, ás 17 horas, acontece a apresentação do Projeto de Escolarização Hospitalar e Domiciliar (PEHD) do Piauí.  Inicialmente 17 crianças e adolescente internados para tratamento oncológico serão beneficiadas com a iniciativa. As aulas começarão no próximo dia 17, mesma data que inicia o calendário escolar regular da Seduc.

"Com este projeto, a educação vai ao encontro da população. Nós da Seduc acreditamos que o chão da escola pode estar inserido em qualquer ambiente, e por meio dessa parceria com HSM, podemos garantir o direito à educação. A partir daqui vamos buscar ampliar esta política, permitindo a todos que estejam internados este direito", pontuou o secretário da educação, Ellen Gera.

Para o presidente da APCC, Dr Gustavo Almeida, o projeto de educação hospitalar vai impactar na vida dos pacientes. "Pais e pacientes estão empolgados com esse estímulo de continuarem os estudos e, assim, poderão seguir com a vida normalmente durante o tratamento. Vale destacar que o projeto acontece no São Marcos porque é o único hospital do estado que trata crianças com câncer com atendimento 100% feito pelo Sistema Único de Saúde, o SUS", explica.

A escolarização dos pacientes infantojuvenis internados acontecerá no espaço pedagógico localizado na enfermaria de pediatria oncológica, no Hospital São Marcos (HSM). Os 40 professores que atuarão no projeto são do quadro efetivo da Seduc, passaram por seleção interna e participaram de uma capacitação com conhecimentos teóricos e metodoógicos sobre a atuação do professor no contexto da Escolarização Hospitalar.

Nesta sexta (14), durante o início do Projeto de Escolarização Hospitalar e Domiciliar (PEHD) do Piauí acontece ainda a abertura do ano letivo das residências médicas e a palestra: "Empreendedorismo do médico - a medicina e educação no século XXI".
 

Serviço: Apresentação do Projeto de Escolarização Hospitalar
Data: 14.02.2020
Local: Hospital São Marcos
Horário: 17h



Outras Notícias

Notícias
15/08/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram a reforma, ampliação, modernização e climatização do CETI Desembargador Heli Sobral neste sábado (16)

Notícias
15/08/2025

Revisão Pré-Enem mobiliza 800 estudantes em Valença e reforça incentivos para bons resultados

Notícias
14/08/2025

Seduckathon 2025: estudantes iniciam imersão em designer de games e programação durante intercâmbio em Portugal

Notícias
14/08/2025

Seduc promove Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes e premia destaque na OBA

Notícias
13/08/2025

Seduc convoca professores para reforçar Educação em Tempo Integral e Profissional no Piauí

Notícias
12/08/2025

Turismo Escolar: Seduc leva estudantes da EJA à Serra da Capivara em experiência que une história e identidade cultural