Ícone buscar

100% dos municípios piauienses aderem ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa

  • 03/09/2012


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura comemora a adesão de 100% dos municípios piauienses ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC.



Com a adesão de todo o Estado, o Piauí reafirma e amplia o compromisso estabelecido pelo Decreto nº 6.094/2007 de alfabetizar as crianças de escolas públicas rurais e urbanas até, no máximo, os oitos anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental, aferindo os resultados por exame periódico específico.

O PNAIC é uma ação do Ministério da Educação direcionada a todos os municípios brasileiros e está previsto para iniciar em 2013. A proposta do MEC universalizará a política de alfabetização já implantada em 2012 pelo Governo do Piauí em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), através do Programa Palavra de Criança, que atende hoje em cerca de 130 municípios no Estado inteiro.


"Ficamos imensamente satisfeitos por termos nos antecipado à proposta do Ministério da Educação, fortalecendo a rede pública municipal de ensino através do regime de colaboração entre Estado e municípios", afirma a Superintendente de Ensino da Seduc, Joara Ribeiro.

A adesão dos municípios foi estimulada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e feita pelo próprio município através do SIMEC (Sistema do Ministério da Educação).


Para o secretário da Educação, Átila Lira, esse é apenas o começo para novas conquistas. "Comemoramos os resultados alcançados no Ideb e o destaque nacional, mas agora o momento é de trabalho. Com a adesão de 100% dos municípios ao programa, estamos confiantes da melhora ainda mais significativa dos indicadores educacionais do Piauí", destaca.

INFO:

O PNAIC é pautado em ações de grande impacto sócio-educacional como:

i) Formação de orientadores de estudo e dos professores alfabetizadores em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES);

ii) Concessão de bolsas de estudo para incentivar a participação dos orientadores de estudo e dos professores alfabetizadores nas atividades de formação;

iii) Aplicação de avaliações externas do nível de alfabetização em Língua Portuguesa e em Matemática, para alunos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;

iv) Fornecimento de materiais didáticos, literários, jogos e tecnologias previstos na Portaria que institui o Pacto.


Mais Informações: (86) 3216-1557

supen.seduc@gmail.com

 

Outras Notícias

Notícias
12/11/2025

Segunda edição da Seduc LEM premia estudantes destaques em Língua Estrangeira da Rede Estadual

Notícias
12/11/2025

Gestores que inspiram: o papel dos diretores na universalização do Tempo Integral do Piauí

Notícias
11/11/2025

Estudantes Seduc serão premiados na II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna nesta quarta-feira (12)

Notícias
11/11/2025

Ouvidoria da Seduc-PI tem índice recorde de resolutividade em 2025 e fortalece diálogo com a população

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc