Ícone buscar

Secretário recebe representantes do Consulado Americano para tratar sobre intercâmbio de alunos

  • 21/03/2013

Após encontro com o governador Wilson Martins, o secretario estadual de Educação, Átila Lira, reuniu-se, na tarde da última quarta (20), com representantes do Consulado norte-americano Heidi Arola, cônsul de diplomacia, e Gregoriy Holliday, cônsul administrativo e com técnicos da Seduc. Na oportunidade, Lira acertou detalhes do programa de intercâmbio que levará alunos de ensino médio da rede pública estadual aos Estados Unidos.


O secretário Átila reafirmou o interesse em estreitar a relação com os Estados Unidos, por entender que se trata de um país tem uma relação muito boa com o Brasil e o Piauí, citando outros intercâmbios já realizados pelas universidades Estadual e Federal ( UESPI e UFPI) do Piauí. "Considero os Estados Unidos um país culturalmente muito amplo e acredito que será uma experiência valorosa para nossos alunos", disse Lira.

A consulesa Heidi Arola, que já desenvolve parceria semelhante em Pernambuco, disse se sentir feliz por saber que o Piauí está criando um programa de intercâmbio. "Essa é uma prioridade do Governo americano", ressaltou Heidi. Ela acredita que essa oportunidade abrirá muitas portas, já que o conhecimento da língua inglesa é fundamental em todos os níveis escolares.

Uma seleção prévia de 1.500 alunos da rede pública estadual, que obtiveram melhor desempenho escolar em língua estrangeira, será a primeira etapa do Programa. Os selecionados farão curso intensivo, de inglês ou de espanhol, e concorrerão a 120 vagas para estudar em escolas públicas dos Estados Unidos, e outros países, onde cursarão um período letivo. A primeira etapa do Programa tem previsão de início no segundo semestre deste ano.

Outras Notícias

Notícias
11/11/2025

Estudantes Seduc serão premiados na II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna nesta quarta-feira (12)

Notícias
11/11/2025

Ouvidoria da Seduc-PI tem índice recorde de resolutividade em 2025 e fortalece diálogo com a população

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem