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Equipe ProBNCC discute currículo para o Ensino Médio

  • 19/12/2019


A Secretaria de Estado da Educação iniciou, nesta quinta-feira (19), o encontro de alinhamento do ciclo II do Programa de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. A atividade acontece no Centro de Formação Antonino Freire com a equipe ProBNCC, responsável pela reconstrução do currículo e segue até a sexta-feira (20).


Foram discutidas questões como apresentação do desenho do processo formativo e a proposta dos eixos da formação, cujo intuito é implementar o documento, como explica a coordenadora de etapa, Elenice Nery. 

"Este é o último encontro da equipe de ação sobre o que discutimos e o que iremos colocar no papel. Hoje estamos no encontro formativo para alinhamento com a equipe responsável pelo estudo e construção em grupo para validar o documento do ensino médio.  Neste momento discutimos os itinerários formativos, o que as escolas têm condição de formatar e tudo isso baseado numa escuta junto à alunos e professores", disse a coordenadora.

No encontro, as equipes ProBNCC responsáveis pela implementação da Base Nacional Comum Curricular realizam as discussões e orientações para então abrir a consulta pública sobre o documento produzido, momento em que a sociedade participa com sugestões sobre o novo currículo para o ensino médio. Em seguida, as contribuições são analisadas, consolidadas e encaminhada a versão inicial para o conselho de educação.


Participam da equipe ProBNCC os professores especialistas na formação para o ensino médio com a coordenação estadual da base, coordenação de etapa, articuladores do conselho, de itinerários, coordenadores de área, redatores e representantes das universidades públicas e escolas privadas.

O Superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira da Silva, ressalta que esta é uma etapa inicial de construção do currículo com as missões, propósitos e as mudanças de cada área.

"Este é o momento de entender o que é a base, fazermos as discussões, construir os textos introdutórios, especificamente dando notoriedade às competências e habilidades, como as áreas devem trabalhar a interdisciplinaridade. O nosso propósito é assegurar que estas competências e habilidades cheguem no chão da escolas para que o aluno entenda o ensino como um todo" explicou o Carlos Alberto.



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