20ª GRE realiza encontro com gestores
21/03/2013
Contribuir para que a gestão de nossas escolas seja eficiente produzindo frutos no desenvolvimento educacional de toda a comunidade das escolas jurisdicionadas à GRE. Esse é o objetivo da 20ª Gerencia Regional de Educação ao realizar o 1º Encontro com Gestores do ano de 2013. A reunião acontece no auditório do CEFTI Gov. Freitas Neto de 07:30 às 17:00h.
Para a Gerente da GRE Edméia Paixão, o encontro além de visar a realização de um trabalho eficiente entre toda a comunidade escolar, norteia os gestores. "Orienta, contribui, melhora os índices educacionais e valoriza a aprendizagem", afirma Edméia.
Durante a manhã foram apresentados os técnicos da 20ª GRE, vídeos, paletras, apresentação dos resultados do IDEB/SAEB 2011 e resultados previstos para 2013 por escola.
No período da tarde, aconteceu um bate papo com gestores, discussões, a sensibilização para adequação dos programas educacionais existentes nas escolas, informes sobre aplicação de testes diagnótico no 5º e 9º anos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e ainda a elaboração de sugestão de uma proposta de intervenção pedagógica para melhoria dos resultados do IDEB - 2013 e, resultados de aprendizagem internas da escola durante o ano letivo de 2013.
De acordo com a diretora do CEFTI, a professora Maria das Dores Araújo (Dorinha), a participação foi efetiva. "Estamos contentes com a vinda das escolas. Aqui podemos debater, apresentar e sugerir demandas para a melhoria da educação. A nos conscientizarmos a desenvolver trabalhos nas nossas escolas com os programas financiados pelo governo federal. É um encontro muito proveitoso", disse a professora.
"O gestor educacional deve liderar uma gestão participativa e democrática na relação com os professores, funcionários e com a comunidade, mostrando-se positivo e confiante no desenvolvimento dos trabalhos, atuando como mediador, compartilhando suas ideias sabendo ouvir, sendo aberto e flexível à contribuição da escola e a comunidade se sintam valorizados, reconhecidos e motivados para que a escola atinja um processo de ensino e aprendizagem de sucesso". (Revista Conteúdo, Capivari, v.l, n.2, jul./dez. 2009).