Os coordenadores pedagógicos das
Gerências Regionais de Educação de todo o Estado estiveram reunidos nesta terça-feira
(3), no Diferencial Buffet, para a formação presencial com os consultores da
Fundação Lemann para avaliar os cinco preditores (indicadores) de qualidade na
aprendizagem trabalhados pelo programa Formar na rede estadual de ensino.
Atuando em parceria com a
Fundação Lemann desde 2017, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu
os coordenadores para analisar quais estratégias avançaram na rede tendo como
referência os cinco preditores: Currículo; Planejamento de aulas; Formação de
professores; Avaliação em nível de rede e a Observação como estratégia formativa
dentro da rede.
O programa Formar realizou, na
primeira etapa, uma pesquisa ouvindo diretores, coordenadores pedagógicos da
rede, técnicos responsáveis por cada um destes indicadores na rede e no segundo
momento analisou os documentos da Seduc que evidenciam a implementação dos
cinco preditores, como explica a consultora da Fundação Lemann, Márcia Britto.
"Hoje vamos olhar o quanto
avançamos, ou não, e o que podemos fazer para melhoria destes preditores, pois acreditamos
que estes itens irão fornecer melhores condições para uma efetiva política de
aprendizagem significativa na rede", disse.
A consultora acrescentou que ao
trabalhar os cinco preditores qualitativos enquanto política de rede os alunos terão
impacto significativo na aprendizagem.
"Ao trabalhar estes cinco
indicadores qualitativos de forma eficiente dentro da rede iremos perceber em
cada um a qualidade de serviço que estamos oferecendo, mas também em como
estamos fazendo (implementação). Se estamos fazendo da maneira certa a
aprendizagem deste aluno do tende a melhorar se certamente estamos contribuindo
para que tenham melhor desempenho no Saeb", disse Márcia.
O secretário da educação, Ellen
Gera de Moura, destaca que as formações são necessárias para garantir de forma sistêmica
as diretrizes e ações em toda a rede.
"Enquanto política de rede, as
escolas seguem diretrizes políticas norteadoras de ação dentro das escolas, mas que são pensadas com um nível de flexibilidade para que estas
customizem os conteúdos a partir das suas necessidades locais. Os preditores
com quais trabalhamos indicam esta aprendizagem significativa, que faz a diferença
com um olhar para o mesmo lugar e não apenas atingir uma nota, mas garantir o
direito de aprender para todos", afirma o secretário.