Como você se vê? Já tomou uma atitude que fez diferença na sua vida? Na vida de outros? Com o objetivo de conscientizar os jovens estudantes do valor que todos desempenham enquanto cidadãos, o Ceti Dr Fontes Ibiapina realiza palestras sobre o Protagonismo Juvenil com o intuito de motivá-los para as provas externas e profissões que eles podem seguir ao saírem da escola. O encontro acontece no pátio do CETI.
A palestra de hoje (27) teve o tema "Jovem de valor" e foi ministrada pela professora Gemma Galgani, que de forma empolgante motivou os alunos do 3º ano a focarem nas suas escolhas. "O jovem tem que ser protagonista e conhecer a si mesmo, respeitar o próximo e fazer o melhor por si e pelos outros no sentido de fazer o bem", disse Gemma.
Para o professor de Física, Antonio Joaquim de Araujo Neto, a palestra foi bastante motivadora. "A professora Gemma nos falou sobre não desistir dos nossos sonhos, que devemos focar neles e persistir para realizá-los", afirma.
Outro ponto importante e destacado na palestra foram as perspectivas do jovem de valor antes e depois do ENEM, onde o estudante pode reconhecer-se como protagonista das suas ações de fato. Para a estudante Fernanda de Sousa é importante que todos tenham essa oportunidade. "Ser jovem de valor é acreditar que todos somos capazes, que todo jovem pode ser e pode fazer o melhor", disse a estudante.
A primeira palestra teve como tema as Drogas e a escola também tratou de temas relacionados a Saúde na Escola. Na próxima quinta-feira (29) acontece a culminância do projeto onde será tratado o tema Ciência na Escola.
De acordo com a diretora do CETI, Ana Ferro, o encontro motiva os jovens do Ceti a acreditarem em si e a tomarem atitudes assertivas em suas caminhadas. "Um preparo emocional para Prova Brasil, ENEM e pós Ensino Médio. O Protagonismo juvenil é importante para colaborar com a formação de um futuro mais justo aos jovens", afirma Ana.