Ícone buscar

Lançamento do Prêmio Gestão Escolar 2013 acontecerá em São Luis - MA

  • 12/03/2013

Nos dias 14 e 15 de março será lançado o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013. São Luis, no Estado do Maranhão sediará o evento, que  acontecerá em paralelo a reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Consed a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro. O objetivo da premiação é estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

O Secretário Estadual da Educação, Átila Lira, acompanhado da diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), Eudina Rocha, e da Unidade de Gestão de Pessoas, Marilene Lima, irão representar o Piauí no evento, junto com a Coordenadora Estadual do Prêmio Gestão Escolar, Amparo Ramalho.

Este é o terceiro ano consecutivo de Amparo Ramalho na coordenação do Prêmio. Para ela, é bem claro o crescimento do Piauí. "No primeiro ano em que participamos, em 2010, o Piauí teve a participação de apenas 19 escolas. No último ano tivemos 49, uma prova da preocupação de nossos gestores em melhorar nosso sistema educacional", afirma.

Nós temos um grupo de pessoas que fazem a divulgação desse regulamento pelas Gerências Regionais de Educação (GREs) e fazem formações com os gestores tanto da rede estadual com,o da municipal e no momento que divulgamos, nós capacitamos os gestores e técnicos, para que, através desta eles possam dar suporte ás escolas durante a inscrição ao Prêmio.

O Secretário da Educação, Átila Lira, reforça que "a escola que que se planeja, acompanha, avalia e divulga as ações pedagógicas junto à comunidade escolar, através do Prêmio Gestão Escolar só tem a crescer". Para ele, a realização do Prêmio é um impulsionador da melhoria da gestão escolar.

Em todas as etapas, são avaliadas cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas. Para avaliação, o Prêmio baseou-se em estudo extensivo feito no contexto da extinta Rede Nacional de Referência em Gestão Escolar (Renageste), realizado com o objetivo de especificar os principais aspectos norteadores da gestão escolar.

Atualmente o Prêmio conta com a parceria da Unesco, MEC, Undime, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Fundação Victor Civita, Gerdau, Fundação SM e Embaixada dos Estados Unidos, no Brasil.

 

É fácil participar!

Por meio do site de inscrições, os gestores são convidados a envolver a comunidade em uma avaliação da realidade escolar, tendo como ponto de partida o Manual de Orientações do PGE. O gestor, auxiliado por representantes da comunidade escolar, realiza um diagnóstico das condições de ensino oferecidas pela escola - considerando cinco diferentes dimensões da gestão escolar e traçando um plano de ação.

Dessa forma, gestor e comunidade comprometem-se a rever processos, ações e estratégias de ensino ou buscar melhorias na infraestrutura. Tal dinâmica é um ganho para todos, pois a comunidade escolar pode continuar utilizando a mesma ferramenta, ao longo do tempo, para analisar a evolução da gestão.

Outras Notícias

Notícias
06/09/2025

Dia Estadual da Consciência Negra no Piauí reforça políticas educacionais de valorização da diversidade e combate ao racismo

Notícias
06/09/2025

Estudantes Seduc iniciam intercâmbio de inovação e cultura na Alemanha

Notícias
05/09/2025

“Parece até um sonho”, vencedores do Seduckathon embarcam para intercâmbio na Coreia do Sul

Notícias
05/09/2025

“Voltei a sonhar”: Seduc paga bolsas do Alfabetiza Piauí e transforma vidas de jovens e adultos

Notícias
04/09/2025

Estudantes Seduc de Picos simulam clínica e aprendem sobre doenças genéticas em aula de Biologia

Notícias
03/09/2025

Seduckathon 2025: Estudantes e professores da rede estadual embarcam para formação tecnológica na Coreia do Sul