Nos dias 14 e 15 de março será lançado o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013. São Luis, no Estado do Maranhão sediará o evento, que acontecerá em paralelo a reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Consed a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro. O objetivo da premiação é estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.
O Secretário Estadual da Educação, Átila Lira, acompanhado da diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), Eudina Rocha, e da Unidade de Gestão de Pessoas, Marilene Lima, irão representar o Piauí no evento, junto com a Coordenadora Estadual do Prêmio Gestão Escolar, Amparo Ramalho.
Este é o terceiro ano consecutivo de Amparo Ramalho na coordenação do Prêmio. Para ela, é bem claro o crescimento do Piauí. "No primeiro ano em que participamos, em 2010, o Piauí teve a participação de apenas 19 escolas. No último ano tivemos 49, uma prova da preocupação de nossos gestores em melhorar nosso sistema educacional", afirma.
Nós temos um grupo de pessoas que fazem a divulgação desse regulamento pelas Gerências Regionais de Educação (GREs) e fazem formações com os gestores tanto da rede estadual com,o da municipal e no momento que divulgamos, nós capacitamos os gestores e técnicos, para que, através desta eles possam dar suporte ás escolas durante a inscrição ao Prêmio.
O Secretário da Educação, Átila Lira, reforça que "a escola que que se planeja, acompanha, avalia e divulga as ações pedagógicas junto à comunidade escolar, através do Prêmio Gestão Escolar só tem a crescer". Para ele, a realização do Prêmio é um impulsionador da melhoria da gestão escolar.
Em todas as etapas, são avaliadas cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas. Para avaliação, o Prêmio baseou-se em estudo extensivo feito no contexto da extinta Rede Nacional de Referência em Gestão Escolar (Renageste), realizado com o objetivo de especificar os principais aspectos norteadores da gestão escolar.
Atualmente o Prêmio conta com a parceria da Unesco, MEC, Undime, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Fundação Victor Civita, Gerdau, Fundação SM e Embaixada dos Estados Unidos, no Brasil.
É fácil participar!
Por meio do site de inscrições, os gestores são convidados a envolver a comunidade em uma avaliação da realidade escolar, tendo como ponto de partida o Manual de Orientações do PGE. O gestor, auxiliado por representantes da comunidade escolar, realiza um diagnóstico das condições de ensino oferecidas pela escola - considerando cinco diferentes dimensões da gestão escolar e traçando um plano de ação.
Dessa forma, gestor e comunidade comprometem-se a rever processos, ações e estratégias de ensino ou buscar melhorias na infraestrutura. Tal dinâmica é um ganho para todos, pois a comunidade escolar pode continuar utilizando a mesma ferramenta, ao longo do tempo, para analisar a evolução da gestão.