A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Na próxima sexta (05), será dado início ao curso Itinerários Formativos do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) 2018, que tem o objetivo principal de proporcionar desenvolvimento profissional a 258 gestores educacionais das escolas prioritárias (relação abaixo) - escolas onde 85% ou mais dos alunos estão nos padrões abaixo do básico ou básico -, oferecendo maior possibilidade de compreensão e interpretação dos resultados do Saepi para, com base nesses resultados, construir propostas de intervenções pedagógicas eficientes como a possibilidade de melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem elevando assim, o nível de proficiência dos alunos.
O curso será dividido em três módulos: Organização do trabalho colaborativo para apropriação de resultados na escola; A apropriação de resultados e o diagnóstico da aprendizagem na escola e O pacto de metas de aprendizagem e a revisão do planejamento escolar.
No primeiro módulo são apresentados recursos educacionais com o objetivo de promover a reflexão e o debate em torno dos temas da liderança, do trabalho colaborativo e do planejamento escolar, tendo em perspectiva a apropriação de resultados da avaliação na escola. O propósito é que o cursista tenha clareza quanto à relação entre liderança pedagógica eficaz, trabalho colaborativo dos profissionais da escola e a reavaliação do diagnóstico e do planejamento escolar, a partir da consolidação de uma gestão de resultados da aprendizagem na escola.
Já no segundo, são apresentados recursos educacionais acerca dos indicadores educacionais e dos conceitos da avaliação externa. O objetivo é o de desenvolver a capacidade crítica na interpretação e no uso dos resultados das avaliações em larga escala. Os conteúdos e atividades serão desenvolvidos por meio de atividades associadas ao entendimento e ao uso dos resultados do programa de avaliação realizado no estado. Saber interpretar e correlacionar os dados produzidos pelo sistema de avaliação com outros indicadores educacionais é condição para que o gestor possa interpretar e se valer dos dados na sua atividade.
Para o pacto de metas de aprendizagem e a revisão do planejamento escolar, são apresentados recursos educacionais que tratam da importância do estabelecimento de um pacto de metas de aprendizagem nas escolas, envolvendo a gestão escolar e o corpo docente e a subsequente revisão do planejamento escolar. Alinhadas à gestão de resultados de aprendizagem, as metas da escola são definidas ou reavaliadas atentando para o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho. Essas metas são pactuadas por etapa de ensino e acompanhadas por profissionais da rede. Considerando esse movimento de (re)definição de metas pactuadas, a escola é instigada a rever o planejamento escolar para eventuais correções de rumos.
De acordo com a Coordenadora Planejamento e Monitoramento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Sicília Amazonas Soares, a formação será com base nos resultados de 2018. "O curso faz parte do cronograma do contrato referente à edição do Saepi 2018 e será integralmente on-line". O Centro de políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será a instituição ofertante via plataforma moodle, com carga horária de 40 horas, distribuídas ao longo de 2 meses.
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