Projovem Urbano realiza arraial na Penitenciária Feminina
28/06/2019
Muita alegria e animação marcaram o Arraial das Reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina, realizado na tarde desta sexta-feira (28). Com comidas típicas, músicas e quadrilha, o evento propiciou um momento de harmonia e descontração entre as internas, agentes penitenciários e educadores.
A diretora da Penitenciária Feminina, Cristiane Braga, diz que momentos como esse contribuem para o processo de ressocialização das internas. "Essas atividades trazem afetividade e conforto, e são fundamentais no processo de ressocialização. As festividades juninas fazem parte da nossa cultura e, por isso, as fazem lembrar da família. Então, ter esse momento ameniza a questão psicológica e traz leveza e paz para o nosso ambiente", conta.
A reeducanda, Kawai Rego, diz que momentos como esse renovam as esperanças e trazem novas expectativas. "São oportunidades para quem pretende ter uma vida melhor lá fora, quem sonha em ter um emprego, uma estabilidade. Com essas atividades, nós sentimos que estamos reescrevendo uma nova história", comenta.
Para Jussyara Valente, coordenadora de ensino da Secretaria de Justiça, o Arraial tem o propósito de envolver as reeducandas. "Com a quadrilha elas se divertem, elevam a autoestima e amenizam o sentimento de angústia por estarem longe da família. Nós mostramos que, mesmas privadas de liberdade, elas podem sorrir aqui dentro", diz.
A quadrilha junina foi organizada pelo projeto Projovem Urbano, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o objetivo de incentivar a escolaridade de jovens privados de liberdade. Além dele, outros programas de ensino são aplicados no sistema prisional, como o Canal de Educação, EJA, Encceja, abrangendo todas as unidades penais do Piauí.