Gincanas de Matemática melhoram desempenho de estudantes
28/06/2019
Convidados a aprender Matemática de um jeito diferente, os alunos da rede pública estadual da região sul do Piauí puderam perceber como as operações envolvendo os números são atrativos. Nos últimos dias, na cidade de Picos, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Marcos Parente respirou Matemática na gincana realizada na escola que abordou vários assuntos da disciplina durante as provas. A idealizadora, professora Claudeci Galvão, em parceria com os residentes pedagógicos de matemática da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), recebeu o apoio de todos os professores, os 300 alunos do Ensino Fundamental e Médio matriculados e direção, que também participaram das atividades.
"Para nós é muito importante ter ações como essa que potencializam o aprendizado dos alunos", reforça o diretor Geferson Francisco de Sousa.
Outras duas escolas da região também desenvolveram eventos com o foco na Matemática. Os alunos da Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas, também em Picos, participaram de uma gincana. Já na Unidade Escolar João José de Alencar, no município de São José do Piauí, uma Olimpíada premiou os estudantes que tiveram um melhor desempenho.
Todas essas ações tiveram como incentivo o projeto Mais Matemática, como parte das ações do programa Pacto pela Aprendizagem, que visa facilitar a aprendizagem da disciplina, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). De acordo com os resultados das avaliações internas e externas, o Pacto pela Aprendizagem foi bem recebido pelas escolas e impactou de forma significativa nos resultados dos alunos.

A tutora do Mais Matemática pela 9ª Gerência Regional de Educação (GRE), Osanilde Nogueira, é uma dos 5 responsáveis por repassar aos diretores e coordenadores das escolas da região o planejamento de atividades previstas para o período, que tem como foco a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. "Fazemos um trabalho de acompanhamento e apoio pedagógico, quinzenalmente, buscando levar a dupla gestora e sua equipe a refletir sobre sua realidade e propor intervenções que venham a melhorar a aprendizagem dos alunos, assim como os resultados, tanto das avaliações externas como internas", explica a tutora.