Violência na escola é tema de roda de conversa
28/06/2019
A Unidade Escolar Gervásio Costa realizou na tarde desta quinta-feira, 27 de junho, uma roda de conversa com o tema: Violência na escola, como lidar?. O encontro visa promover a discussão sobre as diferentes formas de violência que ocorrem no ambiente escolar e a solução para conflitos.
Participaram do evento cerca de 150 pessoas, pais, alunos, professores, diretora da Unidade Escolar Gervásio Costa, Yonara Sales Lustosa; gerente da 20ª GRE, Luísa Vieira; coordenadora de Ensino da 20a GRE Profa Zenilda Rosa; comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar; Major Jansem; representante do Corpo Docente, Valéria Magalhaes.
De acordo com a diretora da unidade, Yonara Sales, os debates proporcionaram abordagem de pontos de vista diversos e reflexões nos alunos. "Um dos desafios é entender os jovens, que apresentam demanda muito imediatistas. Sabemos a importância de trabalhar as emoções, investir nas relações. Estamos realizando sempre, conversa com nossos alunos. Preconceito, bullying, homofobia e violência são alguns dos temas", explica.

A diretora falou ainda que todos tiveram um tempo para expor suas falas. "É sabido que hoje a escola lida com situações em que não estamos preparados, pois são muitas demandas diárias. É necessário um olhar especial pois o problema da violência não se vence de uma hora para outra. Precisamos discutir ações e implementar cada vez mais projetos voltados para o tema", relata.
A Unidade Escolar Gervásio Costa no decorrer do semestre tem trabalhado juntamente com toda a equipe projetos Interdisciplinares voltados para a formação da cidadania e resgate da auto estima, levando em consideração a demanda perante a realidade que vivemos. "A escola tem o papel de educar, não de punir. Buscamos, por meio do diálogo resolver os problemas. Chamamos as partes, para cada um dá sua versão ao fato, até haver um entendimento. Tem dado resultado", finaliza a diretora.