CEJA Nogueira Tapety realiza I Sarau Litero-Junino
28/06/2019
O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Nogueira Tapety, localizado no município de Oeiras, realizou na quinta-feira (27), o I Sarau Litero-Junino. A atividade visou despertar o interesse dos alunos pela leitura e produção textual valorizando assim o texto de cordel enquanto manifestação popular.
Para estimular a produção poética escrita e oral em sala de aula foram trabalhados as obras dos autores Ariano Suassuna e Patativa do Assaré, de modo que os alunos reconheçam na literatura aspectos da história e cultura nordestina o cotidiano e a realidade do povo brasileiro com suas peculiaridades nas obras.
O diretor do CEJA, professor Antônio Julimar Marinho, explicou que ao trabalhar o cordel de biografias e obras renomadas, os estudantes obtiveram melhor aprendizagem da literatura em sala de aula.
"Nas observações dos alunos na modalidade EJA, detectamos o interesse em desenvolver atividades relacionadas à cultura do povo e no contexto em que vivem. Foi necessário, então, desenvolver algumas atividades utilizando personalidades representativas da cultura popular e sistematizar este interesse no conhecimento da leitura, produção de texto, interpretações e declamações", informou o Julimar Marinho.
Auxiliados pelos professores e estagiários do curso de Letras da UESPI, os estudantes formaram equipes para a elaboração dos trabalhos com enfoque na produção e análise das habilidades expressivas dos autores Patativa do Assaré e Ariano Suassuna e suas biografias. Na culminância da atividade os estudantes participaram de concurso de forró, comidas típicas, músicas ao vivo, com participação da professora orientadora Metra Elimar Barros, e exposição da literatura de cordel.