A
gerente de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Gefape) da
Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Ana Maria Almeida,
participa em Brasília do Seminário
Capes - Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente no Contexto do Parfor.
O encontro, que acontece no edifício-sede da Capes,
em Brasília, nos dias 7 e 8 de março, reúne cerca de 70 pessoas entre
representantes dos fóruns de formação de professores da educação básica, das
secretarias de educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação
(Undime).
As atividades iniciaram com a
palestra "Ações da Capes voltadas à Educação Básica", onde foi
apresentado um balanço das ações do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)
desde sua criação, além dos outros programas da diretoria voltados à educação
básica.
Na programação
do evento, aconteceu ainda a palestra sobre o sistema Universidade Aberta do
Brasil (UAB), ministrada pelo coordenador Geral de Infraestrutura de Polos da
Capes, Jean Marc Muzig, e com relatos de experiência "O Parfor nos
Estados".
Segundo Ana Maria, é necessário somar esforços para que a escola garanta condições adequadas de aprendizagem. "Há muitas pessoas empenhadas para que a formação seja de qualidade e em regime de colaboração. O seminário proporciona a troca de experiências, apontando caminhos para tornar a escola num ambiente de ações transformadoras", falou.
"Queremos
atender principalmente a demanda dos nossos estudantes e combater a desistência
escolar. É um trabalho de muita seriedade e nossos professores devem estar
preparados", afirmou a gerente da SEDUC.
O Plano
Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, coordenado pela
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Capes, foi
lançado em maio de 2009 com a meta de formar cerca de 330 mil professores que
exercem a profissão sem formação adequada. Do total de vagas, 52% são em cursos
presenciais e 48% em cursos a distância.
O plano é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.