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Seduc participa de Fóruns de Apoio à Formação Docente no Contexto do Parfor

  • 08/03/2013

 

A gerente de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Gefape) da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Ana Maria Almeida, participa em Brasília do Seminário Capes - Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente no Contexto do Parfor.

O encontro, que acontece no edifício-sede da Capes, em Brasília, nos dias 7 e 8 de março, reúne cerca de 70 pessoas entre representantes dos fóruns de formação de professores da educação básica, das secretarias de educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

As atividades iniciaram com a palestra "Ações da Capes voltadas à Educação Básica", onde foi apresentado um balanço das ações do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) desde sua criação, além dos outros programas da diretoria voltados à educação básica.

Na programação do evento, aconteceu ainda a palestra sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ministrada pelo coordenador Geral de Infraestrutura de Polos da Capes, Jean Marc Muzig, e com relatos de experiência "O Parfor nos Estados".

Segundo Ana Maria, é necessário somar esforços para que a escola garanta condições adequadas de aprendizagem. "Há muitas pessoas empenhadas para que a formação seja de qualidade e em regime de colaboração. O seminário proporciona a troca de experiências, apontando caminhos para tornar a escola num ambiente de ações transformadoras", falou.

"Queremos atender principalmente a demanda dos nossos estudantes e combater a desistência escolar. É um trabalho de muita seriedade e nossos professores devem estar preparados", afirmou a gerente da SEDUC.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, coordenado pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Capes, foi lançado em maio de 2009 com a meta de formar cerca de 330 mil professores que exercem a profissão sem formação adequada. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância.

O plano é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.

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