Ícone buscar

Escola de Regeneração se destaca na Olimpíada de História

  • 27/05/2019

 

A Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, localizada em Regeneração e pertencente à 6ª Gerência Regional de Educação (GRE), avança  para a 4ª etapa da Olimpíada Nacional em História do Brasil em sua primeira participação. Com a proposta inovadora de estudar a História do Brasil, a Universidade  Estadual  de Campinas (Unicamp) promove uma competição em nível nacional com o objetivo de não   valorizar o ensino de História, mas enfatizar a relevância da participação de estudantes e professores na construção coletiva do conhecimento.

 

A gestão  da escola, liderada pelo diretor Ismael  Dantas, está  confiante nos resultados e planejava  essa participação  desde 2018. "A olimpíada conta com seis fases online, além da final presencial marcada para os dias 17 e 18 de agosto em Campinas-SP. O projeto tem apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvida pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação", destaca o diretor.

 

Para Érica Caroline, estudante  do terceiro ano do Ensino Médio e integrante da Equipe Acaroás, não se trata de uma prova, mas de um exercício sobre pensar através de novas perspectivas. "A Olimpíada está me proporcionando descobrir relações entre documentos e fatos históricos que eu jamais descobriria sozinha. A ONHB está tendo um papel muito importante no meu aprendizado e na minha formação como cidadã. A história jamais será vista com o mesmo olhar", observa.

 

Com a orientação  do escritor e  professor de História, João  Viana, a equipe  Acaroás se destacou entre as mais de 18 mil equipes que se inscreveram  na primeira  fase.

 

No Piauí, para a 1ª etapa, foram inscritas 336 equipes, cada uma com três alunos; na 2ª etapa, de 336 inscritos, ficaram classificados 292. Já na 3ª etapa restaram 202 e, por fim, 123 na 4ª fase. Ao completar as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial na Unicamp. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

Outras Notícias

Notícias
10/05/2025

Festival revela talentos dos Estudantes e mostra a força da cultura nas Escolas Seduc de Tempo Integral

Notícias
09/05/2025

Prazo para submissão de projetos do Seduckathon 2025 termina nesta sexta-feira (09)

Notícias
09/05/2025

Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas

Notícias
09/05/2025

Seduc convoca mais de 90 professores e reforça Educação Profissional em escolas de Tempo Integral

Notícias
09/05/2025

Escola de Tempo Integral: apoio que acolhe mães, transforma rotinas e fortalece futuro de estudantes

Notícias
08/05/2025

Projeto Turismo Escolar: Estudantes Seduc desbravam belezas, história e cultura piauiense em expedições