O secretário da Educação, Ellen Gera, reuniu-se na tarde
desta sexta-feira (17) com técnicos do Instituto Unibanco e da Secretaria de
Estado da Educação (Seduc) para avaliar os avanços da parceria entre os entes e
traçar novas metas para educação do Piauí. Na ocasião, foi apresentado o quadro
da evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Piauí e
traçado um plano para otimizar os resultados positivos.
De acordo com a gerente de projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo, além da evolução no Ideb e no Sistema de Avaliação do Piauí (SAEPI), o Piauí tem alcançado resultados positivos nas avaliações externas, sobretudo nas disciplinas de português e matemática.
"Esse encontro serviu para que possamos desenhar estratégias de
intervenção em conjunto a partir dos dados publicados pelo MEC. Pensamos em
gerar oportunidades como estágio para alunos da Universidade Estadual
acompanharem o ensino médio e outras ações que sejam fortalecedoras da escola
como centro de conhecimento. A avaliação realizada no Piauí, em 2018, indicou melhorias
nas duas disciplinas, o que deve ser otimizado, junto com outro ponto
importante, que é o enfrentamento ao abandono e reprovação no ensino médio",
esclarece a gerente.
Mais cedo, a reunião foi com o governador Wellington Dias, que observou como principal objetivo do governo alcançar um indicador educacional de alto desenvolvimento e, para tanto, o crescimento do Ideb é indispensável. "Na educação, temos que ampliar a escolaridade e a proficiência. Para o ensino médio, que é a principal rede do estado, acertamos um plano de trabalho para reduzir o abandono, a reprovação e fazer com que o aluno complete o ciclo educacional. É o que vai elevar o Ideb a cada ano e fazer com o que o Piauí seja referência em educação básica", destacou.
Para Ellen Gera, o Piauí tem avançado, simultaneamente, em
inclusão e aprendizagem, uma trajetória que poucos estados têm conseguido. "A
Seduc tem uma parceria forte com o Unibanco em relação ao ensino médio, com uma
ação chamada Jovem de Futuro. É um circuito de gestão implementado nas escolas,
onde fazemos pactuação de metas, conversamos sobre o Ideb, projetamos o que
queremos para cada escola e, de posse dessa visão, fazemos um plano olhando
para os pontos principais que compõem o Ideb. Diz respeito à aprovação dos
nossos alunos dentro da rede e a ampliação da aprendizagem dos estudantes",
finaliza o secretário.