Três escolas da rede
pública estadual de ensino, que ofertam modalidade de tempo integral, concorrem
a premiação Boas Práticas em Gestão Escolar em 2018. As práticas a serem
votadas são fruto da implementação do curso Gestão para a Aprendizagem,
oferecido pela Elos Educacional em parceria com o programa Formar da Fundação Lemann.
Concorrendo com outras 17 escolas
de todo o país, o CETI Padre Joaquim Nonato Gomes e CEFTI Pequena Rubim elaboraram
um Plano de Ação e o implementaram, tendo como foco diferentes temáticas que
fazem parte dos desafios cotidianos de muitas das escolas públicas brasileiras.
A escola Pe. Joaquim
Nonato Gomes elaborou o plano "Combate ao Bullying e ao desrespeito" com
base nas muitas ocorrências de bullying e desrespeito entre os alunos 5º e 6º
ano registradas no MOBIEDUCA.ME (sistema de controle da freqüência do aluno).
As ações implementadas no
plano trabalharam as dimensões do Protagonismo Juvenil e outras atividades, além
da dimensão família promovendo reuniões com os pais dos alunos envolvidos no
plano.
"Os resultados foram
excelentes, cerca de 90% dos alunos afirmaram que estão mais conscientes sobre
a necessidade combater e não praticar bullying com os amigos, afirmaram ainda
que o respeito entre alunos e professores melhorou bastante e o número de ocorrências
também diminuiu", aponta o diretor Antonio Gomes.
Já o Centro de Ensino Fundamental (CEFTI) Pequena
Rubim concorre ao prêmio com o plano "Melhoria da leitura e resolução de
situações problema no Ensino Fundamental". O plano visou melhorar a
proficiência nos procedimentos de leitura e interpretação de situações
problemas com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
"Os indicadores
apontam que 100% dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental acertem no mínimo
80% de uma avaliação interna voltada para a leitura e interpretação de
situações problemas. Eles demonstram maior interesse em matemática, como também
estão melhorando seus desempenhos nas avaliações internas", afirmou Rosangela,
coordenadora pedagógica.
O CETI - João Mendes Olímpio de Melo, também está concorrendo com o plano de ação Melhoria da leitura e compreensão textual dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
"Atrelado a essa ação, a escola realizou o Projeto de Leitura "Quem lê multiplica saberes". Nos resultados observados os alunos melhoraram visivelmente na oralidade, leitura, interpretação e produção textual, além de conseguirmos nosso indicador que descrevia que 100% dos alunos do 9º ano acertassem 80%, explicou o diretor Antonio Neves.
Ao final da votação a
plataforma Elos Educacional irá publicar um ebook com boas práticas de gestão
escolar escolhidas pelo público.
Para conferir os Planos de
Ação e votar quantas vezes quiser acesse o link https://www.eloseducacional.com/votacao/