Ícone buscar

Escolas estaduais são campeãs das Olimpíadas Piauienses de Química

  • 05/03/2013


A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na última sexta-feira (01) a solenidade de entrega de medalhas para os estudantes premiados na Olimpíada Piauiense de Química (OPQ), correspondente aos anos 2011 e 2012. Dentre as instituições premiadas, obtiveram destaque com o maior número de medalhas as Unidades Escolares Teotônio Ferreira Brandão e Augustinho Brandão, ambas localizadas no município de Cocal dos Alves - PI.


As premiações foram organizadas em medalha de ouro, medalha de prata, medalha de bronze e menção honrosa, para as modalidades Ensino Fundamental (EF), Ensino Médio 1 (EM-1) e Ensino Médio 2 (EM-2). Além das escolas estaduais obtiveram destaque também o Instituto Dom Barreto, o Sistema Anglo de Ensino (unidades Lettera, Lavoisier e Integral, Teresina - PI), o Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) e a Escola Santa Helena (ESH), Teresina - PI.

O coordenador nacional do Projeto Olimpíadas de Química, Prof. Dr. Sérgio Maia Melo, disse estar satisfeito com a credibilidade que a Olimpíada Brasileira de Química tem alcançado e direcionou uma mensagem de otimismo aos premiados e estudantes que pretendem participar do evento. "Continuem com garra e a Olimpíada estará aqui para apoiá-los", declarou.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou a importância da OPQ para a educação piauiense enquanto fonte de motivação para os estudantes, uma vez que "tal qual o estudo da Química, o estudo de outras ciências também é estimulado." O Reitor também salientou a intenção de se criar uma sede da OBQ em Teresina, no Campus Ministro Petrônio Portela.

coordenador nacional oferece incentivo aos premiados e aos futuros participantes da OPQ

Este ano, o Piauí recebe os quinze estudantes - nove do Ceará, três do Rio de Janeiro, dois de São Paulo e um da Bahia - que participarão do XII Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, iniciado em 25 de fevereiro na UFPI. O Curso é a quinta parte de uma seletiva da qual sairão os três que, juntamente com a estudante já classificada Vitória Nunes, irão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Química que deve ocorrer em julho na Rússia, e na Olimpíada Ibero-americana, que acontece em setembro na Bolívia.

Os quinze alunos devem permanecer na UFPI por duas semanas, período durante o qual terão a oportunidade de aprofundar o conteúdo ministrado nas escolas de ensino médio, bem como ampliar os conhecimentos nos assuntos de Química com professores da Pós-Graduação em Química da UFPI, do IFPI e da UESPI. Após o curso, os estudantes devem enfrentar a última etapa da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

Fonte e fotos: Ascom UFPI

Outras Notícias

Notícias
11/11/2025

Estudantes Seduc serão premiados na II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna nesta quarta-feira (12)

Notícias
11/11/2025

Ouvidoria da Seduc-PI tem índice recorde de resolutividade em 2025 e fortalece diálogo com a população

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem