Sthefany Oliveira Sousa, de 16 anos, estudante do 2ª ano do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, foi uma dos 253 alunos do Piauí que passaram para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Além do Didácio, o Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de Campo Maior, vários campi do Instituto Federal do Piauí e escolas particulares também tiveram estudantes classificados.
O extenso conteúdo para a segunda fase não desanimou a estudante Sthefany Oliveira, que se prepara para a nova etapa revisando o conteúdo e estudando assuntos que ainda não teve oportunidade de estudar.
"Na primeira fase caíram muitos assuntos que estudamos com o professor Luís Júnior, o que tornou o exame muito mais fácil. Agora é revisar e estudar os assuntos que são dados no terceiro ano, como Botânica e Noções de Farmacologia, por exemplo", disse a aluna.
"Este é um resultado positivo para o CETI Didácio Silva porque estamos competindo com escolas públicas e privadas de todo o Brasil", comentou a diretora Tetê Castro. "Além disso, esse resultado também serve de incentivo para despertar o interesse nos demais estudantes para que participem de competições escolares", concluiu.
De acordo com o regulamento, a prova da segunda fase será composta de 100 questões de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da 1ª Fase, que foram: Citologia; Botânica; Zoologia; Anatomia, Histologia, Fisiologia e Embriologia Animal; Genética e Evolução; Ecologia; Etologia; Biossistemática e Noções de Farmacologia.
A Olimpíada Brasileira de Biologia é realizada pelo Instituto Butantan. Mais de 2.500 estudantes piauienses participaram na 1ª fase da competição. A 2ª fase acontece no dia 28 deste mês.