O Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Aurora Barbosa de Oliveira, em parceria com a Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, promoveram na manhã do último sábado (06) a aula inaugural do projeto "É do portão pra fora que a gente se resolve". A iniciativa tem o objetivo de intensificar a preparação dos alunos da rede pública em Regeneração, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Iniciado em 2018, a partir da ideia do professor de Língua Portuguesa, Adonias Freitas, o projeto surgiu como uma estratégia motivadora de destaque para complementar as abordagens em sala de aula. "O nome do projeto surgiu a partir de uma gíria usada como ameaça muitas vezes entre os alunos e quisemos ressignificar no sentido deles pensarem nos próprios futuros após o ensino médio", observa.
Os resultados satisfatórios do ano passado contribuíram significativamente para o sucesso do projeto. Verificou-se um salto quantitativo e qualitativo a partir das aprovações obtidas. Para Francisco Natanael, egresso do curso de Administração do CETI Aurora Barbosa , graduando do Curso de Bacharelado em Direito na UEMG, o estudo é um dos melhores caminhos para promover mudanças positivas na vida. "Já estive no lugar deles e não é preciso ter antecedentes excepcionais na escola para alcançar seus objetivos. Basta você se esforçar e não parar no meio do caminho. Sou muito grato por ter conhecido professores que me deram uma direção na vida", destaca o estudante.
A diretora Rozenilde Silva revela que a iniciativa surgiu com o intuito estimular os alunos a participarem de forma ativa do Enem, tendo obtido resultados excepcionais nos resultados de 2019. "A segunda edição vem com força total, pois nos sentimos entusiasmados com os resultados conseguidos por nossos alunos. Todos trabalhando juntos, alunos e professores de nossa escola e parceira, poderemos transformar mais vidas este ano e chegar mais perto do sonho desses estudantes de cursar o ensino superior", destaca.
Além de conteúdo didáticos, os palestrantes repassaram dicas de como estudar e otimizar o tempo. Nesse sentido, as escolas buscam priorizar um trabalho sistemático contínuo com as áreas exigidas na referida prova. Além disso, há a realização de revisões mensais para a comunidade escolar da região.
A aula inaugural de Redação em 2019 foi ministrada pela professora Aliny Cardoso, mestre em Estudos da Linguagem pela UFPI, especialista em Linguística e professora de Língua Portuguesa da Seduc-MA, tendo vasta experiência na área de produção do texto dissertativo -argumentativo. Na área de Ciências Humanas, a aula foi ministrada pelo professor Reinaldo Vieira, licenciado em Geografia e Física , ministrante de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Regeneração e especialista em Ensino de Ciências.