Na manhã desta quarta 27, alunos da Unidade Escolar Dina Soares de Carvalho, localizada na Rua 13 de maio, no bairro Pio XII, realizaram uma panfletagem nas ruas do bairro alertando a comunidade sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes.
A atividade que faz parte da Semana Presente realizada pela escola, contou com a participação de 20 alunos, sendo divididos em 5 de turmas diferentes do colégio. Orientados pela professora de educação física, Socorro Silva, os alunos que participaram da panfletagem tiveram antes uma conversa, onde a professora pôde orientá-los de como proceder caso algo aconteça com eles, nesse sentido.
"Ficar alerta, sempre atento e jamais esquecer de denunciar. O panfleto é bem informativo, o importante é que eles não tenham medo, não fiquem calados e denunciem o abusador, seja ele quem for", orientou a professora.
De acordo com o diretor da escola, Francisco Carlos Barbosa, as atividades começaram ainda na semana passada, após o início das aulas. "Passamos nas salas orientando todos os alunos sobre a conservação do patrimônio escolar e sobre os procedimentos internos da escola. Amanhã, dando continuidade às atividades da Semana Presente, está prevista a visita de uma conselheira tutelar do 3º Conselho Tutelar, que vai conversar sobre os objetivos do Conselho Tutelar e o seu funcionamento, bem como orientar os estudantes da sua importância na vida deles, caso eles precisem de algum apoio após sofrerem algum tipo de violência por exemplo", comenta o professor.
O Conselho tutelar tem como
principal função a proteção e garantia dos direitos dos menores segundo o seu
Estatuto. O Conselho
Tutelar começa a agir
sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados
pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta.