A Secretaria de Estado da Educação, visando um bom início de período letivo, está incentivando as escolas para a realização da primeira Semana Presente de 2019. Com o tema "Calourada da Interação: Todos pela Interação, Eu Tenho Valor Você Também", a ação faz parte do Pacto pela Aprendizagem, que consiste em um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, trabalhando com a perspectiva de mudar o cenário da educação.
De acordo com a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar, Ana Rejane Barros, a Semana Presente tem objetivo agregar a mobilização da Comunidade Escolar e local, revitalizar os conselhos escolares, implantar a cultura da frequência escolar e da corresponsabilidade de todos com a educação ministrada nas escolas da Rede Pública Estadual com o resultado de aprendizagem dos alunos.
"Esse movimento de acolhida já teve início nesta segunda-feira (18) e se estende até a próxima semana com uma programação variada, escolhida pela própria escola. Ressaltamos que o sucesso da Semana Presente está condicionado à abertura e envolvimento dos gestores escolares para que haja participação e engajamento dos estudantes e demais membros da Comunidade Escolar", destaca Ana Rejane.
U.E. Helvídio Nunes - Picos
A Seduc, através da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), orienta as escolas a trabalharem em cada bimestre a Semana Presente desenvolvendo temáticas como FAMÍLIA NA ESCOLA: Aproximação da família com escola apoia o aluno e transforma educação! (Dia Nacional de Combate ao Bullying - Dia 07/04 e Dia Nacional da Família na Escola - Dia 24/04); Temática voltada para o Dia do Estudante, em agosto; Temática voltada para a Prova Brasil.
"Solicitamos às Gerências Regionais de Educação (GREs) a
mobilização de todas as escolas jurisdicionadas e que encaminhem o Plano e o
Relatório da Semana Presente das Escolas para a UGIE. Das escolas, que mobilizem
os membros da Comunidade Escolar, realizem o planejamento e execução da Semana
Presente e encaminhem o Plano e o Relatório da Semana Presente das Escolas para
a GRE", completa a diretora de UGIE.