Com o objetivo de envolver todos os segmentos que fazem a organização da escola pública em prol de um ano letivo mais qualificado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou nesta segunda-feira (04) uma jornada de formações com gestores, coordenadores, professores e equipe de apoio da rede estadual de ensino. As primeiras formações também serão requisito para que pleiteia adentrar no Banco de Gestores da instituição, que encontra-se com edital aberto.
A diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, Ana Rejane Barros, explica que as formações estão sendo transmitidas pelo Canal Educação à todas as escolas do Estado.
"Nos dois primeiros dias, o curso é voltado para a dupla gestora, diretores e coordenadores pedagógicos, abordando temas como O Papel dos Gestores Escolares na Promoção do Protagonismo Estudantil, Clima Escolar: Da Cultura do Conflito à Cultura de Paz, Estratégias exitosas na Mediação de Conflitos, A Participação da Família na Vida da Escola, Planejamento Estratégico: Gestão Orientada para Resultados - Bases para a revisão de Metas e Estratégias, Sistema Corporativo iSeduc, Diretrizes e Orientações: Início do Período Letivo, Calendário e Semana Pedagógica", afirma a diretora.
As capacitações continuam nesta quarta-feira (06) e quinta-feira (07), quando os professores serão distribuídos nas turmas de tempo integral (avaliação diagnostico e nivelamento), ensino fundamental (chão da escola) e tempo parcial. Abordando temas como clima escolar, protagonismo estudantil, depois temas específicos: parte flexível dos currículos, BNCC, projetos interdisciplinares, dentre outros.
Na sexta-feira (08) será vez da formação para os conselheiros escolares. Dia 12 para secretários escolares. Dia 13 auxiliares de biblioteca com projetos de leitura. Dia 14 para manipuladores de alimentos - merendeiras e profissionais de nutrição, com temas como o cardápio da merenda escolar, distúrbio alimentares e saúde do aluno. No dia 15 é a vez dos profissionais de apoio escolar - vigia, zelador, bedel atribuições e como eles se envolve no projeto escolar.
"Priorizamos os atores por bloco, mas os profissionais da
educação podem participar de qualquer uma das formações. Nesse sentido, também
passaremos durante a formação as demais diretrizes da Seduc sobre diversas
áreas, focando sempre no clima escolar e convivência respeitosa na escola, que
são temas que perpassam por toda a educação", finaliza Ana Rejane.