Como forma incentivar a
pesquisa a partir do Ensino Médio, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti)
Lucinete Santana da Silva, localizado do município de Paulistana, adotou um
novo sistema para avaliação de estágio por meio da entrega dos relatórios de
conclusão de cursos para as turmas que concluíram semestre letivo em 2018.
Neste modelo, os estudantes
dos cursos de Saúde Bucal, Informática e Administração tem 10 minutos para apresentarem
os relatórios em forma de slide ou oral, com base em informações repassadas em
sala de aula durante os três anos de ensino e nas Visitas Técnicas Obrigatórias
- Estágio (VTO). Após a apresentação, os relatórios de estágio são avaliados por
uma banca composta pelos professores: pedagogo, letras e um da área específica.
Segundo a gestora da
escola, Lucicleia Acioly Rebouças Lima, os alunos e o corpo docente da escola destacam
de forma positiva a adoção da nova metodologia de avaliação do estágio.
"Quando eles souberam
da apresentação dos relatórios,
percebemos na maioria dos alunos até uma
nova postura nas aulas, procuravam saber mais sobre a responsabilidade com as visitas
de estágio (VTO). Teve aluno que até ultrapassou a carga horária das visitas técnicas",
disse a gestora.
Os alunos tiveram acompanhamento
durante as aulas para que os relatórios fossem produzidos dentro das normas
técnicas. Com o novo sistema, as turmas apresentam, entregam seus relatórios e
recebem suas notas. Após esta etapa, a escola encaminha a elaboração dos
certificados.
A diretora da escola destaca
ainda que o novo sistema está em fase adaptação na comunidade escolar.
"No inicio os alunos
ficaram preocupados, mas conseguimos fazer com que entendessem que é a melhor forma. Após as apresentações os comentários
deles apontaram muitos pontos positivos, pontos em que a escola precisa
melhorar e os professores também gostaram muito da experiência. Iremos organizar
melhor as próximas incluindo até calendário", explica Lucicleia Acioly.