A formatura dos alunos do Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na modalidade Educação à Distância (EAD) que aconteceu nesta quinta feira (24), no Teatro 04 de setembro foi marcada por discursos emocionados.
A paraninfa da turma, a psicóloga Elizandra Pires, fez questão de especificar a verdadeira função de um técnico em reabilitação e esclareceu que o trabalho desses profissionais deve ter o foco nos seres humanos e suas vicissitudes e não na droga. "Vale ressaltar que as palavras que vou aqui listar são atitudes que julgo como importantes no trabalho com dependentes químicos, as quais são: julgar, confiar, ter mente de principiante e ser grato", ressaltou a professora Lizandra.
O orador da turma, José Inácio, falou do sentimento de missão cumprida nessa primeira etapa, porém ressaltou que os desafios estão apenas começando. "A partir de hoje, é com a gente, que deste auditório saiam grandes profissionais, não sabemos o que vem pela frente, mas acredito que é essa a hora de tentarmos mudar o mundo para melhor com nosso trabalho e compromisso de sermos bons técnico em reabilitação de dependentes químicos", falou José Inácio.
A
diretora da Uetep e coordenadora do Pronatec, Adriana Moura, fez um discurso emocionado com agradecimentos
a todos os profissionais envolvidos no
processo, principalmente os parceiros que foram importantes para a realização
do curso. Ela falou da qualidade do material do curso e da união de toda equipe que fez o diferencial na
conclusão do Curso de Reabilitação de Dependentes Químicos.
O secretário da Educação, Herder Jacobina destacou que o estado do Piauí é um dos poucos estados do Brasil que tem o curso nessa área. "Quero aqui destacar a luta e o trabalho da Professora Adriana Moura, juntamente com ex-secretária Rejane Dias, junto ao Ministério da Educação para conseguir oferta para esse curso e outros mais. Foram muitas idas e vindas à Brasília, para que hoje estejamos colhendo os frutos dessa luta. Hoje, além desses cursos, estamos também trabalhando com o Programa Certific que também procura certificar o profissional com experiência em algumas áreas. Posso dizer que o governo está transformando o que antes era um sonho e hoje torna-se realidade, gostaria de parabenizar a todos que estão concluindo esse curso. E digo mais, que o piauiense só precisa de oportunidade e agora vejo a gratidão e compromisso profissional no rosto de cada um", destacou o Secretário.
O evento foi realizado com
a participação de 88 estudantes das 03 turmas que funcionaram nos CEEPs:
monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (Premen Sul); Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen Norte) e Centro de Educação de Tempo Integral
Professora Júlia Nunes.
A oferta da educação à distância da Seduc tem como finalidade desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade, ampliando e democratizando o acesso à educação profissional pública e gratuita no estado.
O curso foi realizado
através de uma parceria entre a Unidade de Educação Técnica Profissional e a Unidade de Educação com Mediação
Tecnológica da seduc, com a utilização
da plataforma Moodle, usada na oferta de
cursos à distância e do Canal Educação.