"É um sonho que começa a ser realizado. Nossa área requer uma atualização contínua e esse curso do Certific-PI nos proporcionará um certificado reconhecido pelo governo e a aquisição de conhecimento que muito necessitamos", comemora Josimar Ribeiro, 45 anos. O técnico em telecomunicações é um dos inscritos no Programa de Certificação Profissional do Piauí (Certific-PI), lançado na noite desta segunda-feira (14) pelo governador Wellington Dias e pelo secretário da Educação, Hélder Jacobina.
O novo programa nasce com a proposta de reconhecer o profissional através da experiência adquirida ao longo da sua vida, dando oportunidade a pessoas, a partir de 18 anos, inseridos ou não no mercado de trabalho, que buscam reconhecimento das habilidades adquiridas na área em que atuam. Assim, aquele trabalhador que exerce uma função, sem um curso ou certificado específico, com o Certific-PI vai poder adquirir formalmente o certificado.
Fernando Marcyel Rodrigues, 27 anos, é supervisor em telecomunicações. Ele revela que o Certific trará muitos benefícios para os trabalhadores da área de telecomunicações, que lutam pelo reconhecimento do mercado de trabalho.
"Existem profissionais com 15 anos de experiência na área, mas que têm dificuldade em comprovar para uma empresa quando busca emprego. Esse reconhecimento proporcionado pelo Governo do Piauí, através da Seduc, é motivo de muita felicidade vai dar valorização ao profissional e segurança para o empresário, que poderá contratar alguém certificado", completa.
Na primeira etapa do programa, de acordo com o edital de chamada pública, os interessados poderão se inscrever para a certificação nas seguintes áreas: Cabista de Sistema de Telecomunicações; Instalador e Reparador de Equipamentos de Transmissão em Telefonia; Instalador e Reparador de Linhas de Telecomunicação; Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia e Instalador e Reparador de Redes, Cabos e Equipamentos Telefônicos.
Outra novidade é que o programa será ampliado no próximo semestre, com a oferta de certificação nas áreas de mestre de obras, eletricista e técnico em informática. Além de inseridos no mercado, os beneficiados com o programa também poderão concluir concomitantemente os estudos pela EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Com mais de 20 anos de experiência na área de telecomunicações, Hélder Vieira, 42 anos, participa com entusiasmo do Programa Certific - PI. Com experiência nas áreas de TV a cabo, telefonia e Internet afirma ter trabalhado em várias empresas e só agora conseguirá a certificação que sempre sonhou.
"Esse certificado vai ser muito importante para os trabalhadores da área de telecomunicações, pois muitos de nós não temos essa comprovação que garante em documento a sua qualificação. Estou levando outros colegas para se inscreverem, pois é uma oportunidade que pode mudar a vida de todos nós. Agora poderemos ser mais valorizados e buscar oportunidades melhores", enfatiza Hélder.
As inscrições para o processo de Reconhecimento de Saberes Profissionais, uma espécie de triagem, já começaram e se estendem até o dia 25 de janeiro, presencialmente, na sede da Seduc, das 08h às 13h, na Avenida Pedro Freitas, no Centro Administrativo.
Após a inscrição, os candidatos terão suas habilidades avaliadas por etapas: entrevista com a equipe multidisciplinar e avaliação do desempenho profissional, para então serem encaminhados aos respectivos cursos e, assim, no fim da etapa serem certificados.
De acordo com o secretário de educação, Helder Jacobina, o Piauí já começa a colher os frutos do Certific. "Já recebemos ligações de outros estados procurando conhecer o programa. Temos um número vasto de pessoas que precisam tanto da escolaridade quanto da qualificação, e o Certific vem com essa missão, então queremos colaborar com vocês e precisamos que vocês também colaborem conosco. Agradeço a participação das empresas privadas aqui presentes e queremos envolver mais instituições para assim podermos incluir outras atividades", conclui.