Foi entregue nesta quinta-feira (06) ao Conselho Estadual de Educação, a versão 1 (um) do currículo do Piauí para ser analisado e homologado pelo Conselho Estadual do Piauí.
O novo currículo foi construído pela comissão ProBNCC (programa de apoio e implementação da Base Nacional Comum Curricular), composta de 31 membros com 19 redatores, a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), com apoio do MEC e da Fundação Lemann. Após a elaboração da versão zero, foi analisada em consulta pública que contou com mais de 9.000 (nove mil) contribuições sistematizadas e finalizado a versão 1.
No Piauí, a versão 1 foi elaborada por uma equipe composta com professores (as) especialistas nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, da rede municipal, estadual e privada com a responsabilidade de produzir o Documento Curricular Referencial do Piauí, para todo o território em um regime de colaboração que envolve o Estado e os Municípios.
De acordo com o Superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto, a expectativa é que o Conselho faça a discussão minuciosa junto aos especialistas e que autorizem que sua funcionalidade.
"Para nós que fazemos a Seduc é um marco importante a entrega deste documento ao Conselho de Educação. Significa a mudança na estrutura da sala de aula, dos livros adaptados ao novo sistema de competências e habilidades voltados melhor proficiência e aprendizagem dos nossos alunos, então devemos trabalhar a formação continuada durante o ano seguinte para que em 2020 este currículo esteja valendo em sala de aula", declarou.
Após a entrega do documento o Conselho de Educação fará uma análise junto aos especialistas, seguindo de discussão pública do currículo, resultando em alterações, ou não, da redação do texto. Na etapa seguinte a versão 1 é devolvida à comissão com as alterações sugeridas pelo Conselho, que fará nova análise para então ser aprovada, ratificada e entre em funcionamento nos sistemas, estadual e municipal, de educação do Estado.
Segundo a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Maria Pereira da Silva Xavier, a entrega deste documento é um momento histórico para o Estado.
"Este é um marco com a Seduc a frente, do currículo a luz da BNCC, para educação infantil e fundamental, e que agora submete a este Conselho para análise e aprovação. Vamos nos debruçar sobre o documento e externar a sociedade para que as instituições que formam os professores tenham conhecimento deste documento que será a base para as nossas escolas do Estado. A Seduc informou que tivemos 179 municípios que assinaram o regime de colaboração deste curriculo para tambem homologar em seus respectivos sistemas municipais", disse a presidente.