Com o jogo Matix, as duas turmas de alunos do 7º ano do
Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Solange Viana, no bairro Promorar, na
zona sul de Teresina, puderam aprender matemática de uma forma diferente na
manhã desta quarta-feira (05). O pátio foi a sala de aula para os estudantes
que viram de forma lúdica como fazer cálculos com números inteiros. O método
foi desenvolvido pelo MATHEMA, projeto dentro do Mais Matemática que tem como
principal objetivo orientar os professores a reforçar a disciplina, muitas vezes
temida pela maioria dos alunos, com outras didáticas que possam despertar o
interesse deles e assim melhorar o desempenho em sala de aula.
Lilia Raquel é da turma. A garota de 12 anos ainda tem certa
dificuldade com os números e por ela as aulas sempre seriam assim. "Eu acho que
com o jogo eu entendo mais, porque tenho certa dificuldade e algumas contas não
entram na minha cabeça e pelo jogo é mais fácil entender", diz a aluna.
Desde o início do ano, os alunos do Ensino Fundamental já veem,
em sala, técnicas que incentivam o aprendizado da disciplina pelo Mais
Matemática. E agora, Nayana Soares, professora do Ceti e cursista do projeto
MATHEMA, vai passar o conteúdo aos demais professores da escola para que possam
desenvolver mais atividades extra sala de aula com a nova didática. "Como
matemática é considerada complicada, é difícil chamar a atenção do aluno. Então,
procuramos atividades extras e por isso que o resultado é proveitoso, porque
eles gostam do diferente", relatou a professora.
A professora Geisylene Nascimento, do Ceti João Henrique
Sousa, que também é cursista do projeto, foi à escola para auxiliar na oficina. "Eles ficaram um pouco apreensivos. Mas essa atividade é voltada para a
didática da matemática, para que eles aprendam com facilidade alguns conteúdos
que são vistos como tabus".
As formações dos professores cursistas são realizadas
presencialmente e online pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e
Fundação Lemman. "Com o MATHEMA nós estamos
trazendo uma Matemática aplicada, favorecendo a eficácia do processo ensino-aprendizagem para que eles tenham maior sucesso e empenho nas atividades de
matemática", explica a professora Lafayete Carvalho, também cursista do
projeto.