Ícone buscar

Sai resultado da Olimpíada Piauiense da língua Portuguesa

  • 01/12/2018


Com o objetivo de incentivar e contribuir para melhorar a escrita de textos vinculados à pluralidade dos saberes e das vivências dos estudantes nas diversas localidades do estado do Piauí a III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, que teve o tema "Tecendo saberes do nosso povo", divulga seu resultado oficial.


Alinhada às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a OLIMPI é um concurso de redação dirigido às escolas de Educação Básica que incentiva a valorização da cultura local, com o aprimoramento da competência linguístico-discursiva dos estudantes  piauienses, visando ao fortalecimento da identidade e à formação de sujeitos capazes de pensar criticamente e de expressar sua visão em textos de gêneros diversos.


A OLINPI propôs a produção de poemas, crônicas e artigos de opinião com apresentação e reflexões sobre os valores, a cultura e a identidade do nosso povo piauiense. Os professores e alunos tiveram as seguintes temáticas:
- A cultura familiar piauiense como base fundamental para a formação da pessoa
- A cultura escolar do nosso povo.
- A cultura religiosa fortalece um povo para o enfrentamento das adversidades sociais
- Ser cidadão piauiense é participar efetivamente da busca e manutenção do bem comum
- Nosso ambiente: como preservamos, por que cuidamos
- Nossa história e as peculiaridades da formação de cada local que habitamos no Piauí.
- O patrimônio cultural do povo piauiense.
- O cotidiano do trabalhador nos mais diversos setores de atividades típicas do Piauí.


Participaram da OLIMPI os alunos matriculados em 2018 em instituições de ensino mantidas pelas redes públicas federal, estadual e municipal do estado do Piauí  e matriculados no 6º, 7º, 8º e 9º- anos do Ensino Fundamental modalidade regular e EJA; 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio modalidades regular, profissionalizante e EJA.


A Olimpíada é organizada e coordenada por um Comitê Gestor formado por representantes da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, da Universidade Federal do Piauí - UFPI, do Instituto Federal de Educação (IFPI), da Secretaria Estado da Educação - SEDUC e da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC/Teresina, sob a supervisão da Próreitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) da UESPI. Os alunos participantes foram julgados inicialmente pela comissão escolar, depois uma municipal e por último a comissão estadual.


Clique e confira o resultado

Outras Notícias

Notícias
12/09/2025

Seduc e ONEE mobilizam estudantes do Ceti Cristino Castelo Branco para Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025

Notícias
12/09/2025

Estudantes Seduc iniciam imersão tecnológica e cultural na Coreia do Sul

Notícias
11/09/2025

Estudantes do Piauí estreiam nos Jogos da Juventude com apoio da Seduc, que garante passagens a todos os atletas do Estado

Notícias
10/09/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta experiência pioneira no ensino de Inteligência Artificial em evento promovido pelo Todos pela Educação

Notícias
10/09/2025

Seduc paga bolsas de monitoria e estágio a cerca de 5 mil estudantes e fortalece permanência escolar no Piauí

Notícias
09/09/2025

Com jogos e desafios, estudantes Seduc se preparam para o Enem e o Saeb em revisão gamificada