Mais de 130 mil alunos participam do SAEPI
28/11/2018
Nesta quarta-feira (28), mais de 130 mil estudantes da rede pública, regularmente matriculados do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional fizeram as provas do SAEPI (Sistema de Avaliação Educacional do Piauí) em 601 escolas de todo o estado.
O exame visa diagnosticar o desempenho dos alunos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), especialmente, em duas áreas do conhecimento, língua portuguesa e matemática, para que sejam definidas as ações prioritárias de intervenção na rede e consequentemente melhorar o desempenho dos alunos.
Escolas como o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa registrou frequência superior a 99% na participação dos alunos no SAEPI. Outra escola de Teresina que comemora o empenho dos estudantes para fazer a avaliação é o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Darcy Araújo. A escola acolheu os alunos com um café da manhã e um momento de integração. "O SAEPI é uma atividade de suma importância, pois avalia o trabalho da escola e testa os conhecimentos dos alunos. Iniciamos o dia com um café da manhã e falamos da importância na participação deles nas provas", disse Dorita Leal, coordenadora da escola Darcy Araújo.
Desde o início do ano, as escolas oferecem aulas extras e palestras explicativas sobre a importância da prova, que tem um peso semelhante à prova Brasil.
Além dos testes, todos os alunos, professores e diretores responderam também a um questionário contextual e socioeconômico como forma de identificar fatores associados à aprendizagem e uma visão mais detalhada da realidade educacional.
O SAEPI é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).
Avaliação e resultados
Por meio do SAEPI que a Seduc constatou que em um ano (2016-2017) os estudantes avançaram em Matemática mais que em cinco (2011-2016). O resultado do Saepi 2018 também será usado para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (Idepi) e a elaboração e sistematização do Plano de Metas 2019/2022.