Ícone buscar

Educação do PI será premiada em Brasília nesta terça (20)

  • 19/11/2018



Mais uma vez a educação do Piauí é destaque nacional. Na próxima terça-feira (20), professores, gestores e estudantes representarão o Estado, em Brasília, no prêmio Darcy Ribeiro de Educação, em Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, e no projeto Jovem Senador, no Plenário do Senado Federal.

O prêmio Darcy Ribeiro foi criado para contemplar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira. A indicação dos concorrentes é feita por deputados e senadores e o prêmio é concedido anualmente a três pessoas físicas ou jurídicas pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora da Câmara.

Indicada pelos deputados Rejane Dias (PT/PI) e Átila Lira (PSB/PI), a Unidade Escolar Augustinho Brandão foi uma das três escolhidas para receber o diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie da homenageada, junto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Escola Mundo do Balão Mágico, de Londrina (PR).

A escola, localizada no interior do Piauí, no município de Cocal dos Alves, já é reconhecida nacionalmente pelo seu desempenho na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), acumulando mais de 131 medalhas em participações em diversas olimpíadas. A novidade, dessa vez, é que essa é a primeira vez que uma escola pública no país é escolhida para receber o prêmio.


Já o Jovem Senador é um projeto anual do Senado Brasileiro que seleciona, através de um concurso de redação, 27 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais, com idade máxima de 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília. Este ano, 19.779 escolas públicas de todo o país receberam o material para participação dos seus alunos. O tema da redação foi "A Constituição Cidadã 30 anos depois".

Com a redação "Cidadão em ação, democracia em construção", Lanielle Lorana de Sá Andrade, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Alves Bezerra, de Monsenhor Hipólito, conquistou o primeiro lugar do concurso.  O CETI representa o Piauí pela sexta vez na fase nacional, tendo participado também nos anos de 2009, 2010, 2012, 2016 e 2017, tendo como melhor resultado, até então, a conquista do 3º lugar nacional em 2017.

Lanielle e os outros 26 estudantes brasileiros tomarão posse simbólica em Brasília como jovens senadores para conhecer e vivenciar o processo de discussão e elaboração das leis do país. Nesse período os estudantes participarão de comissões do Senado, discutirão e votarão propostas que poderão ser transformados em projetos de lei.

A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Outras Notícias

Notícias
30/06/2025

Estudantes Seduc encantaram o Brasil com performance em homenagem à Lady Gaga

Notícias
30/06/2025

Alfabetização com afeto e identidade: Colóquio promovido pela Seduc mostra como crianças podem aprender brincando

Notícias
30/06/2025

Seduc premia nesta terça-feira (01/07) escolas com os melhores resultados em aprendizagem e aposta em gestores como chave da transformação educacional

Notícias
29/06/2025

Estudantes Seduc expõem projetos de Empreendedorismo e Marketing Digital em shopping de Teresina

Notícias
28/06/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam CETI Jacob Demes em Floriano

Notícias
28/06/2025

Secretário Washington Bandeira visita obras de reforma e ampliação do CETI Helvídio Nunes em Paes Landim