Teve início nesta segunda-feira (11) e hoje (12), as aulas dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, com oferta de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), na Modalidade Pronatec Prisional.
O Pronatec Prisional tem como objetivo expandir a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para população brasileira, ampliar oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada às pessoas cumprindo alternativas penais em todos os regimes- fechado, semiaberto e aberto, além de egressos do sistema prisional e pessoas em cumprimento de alternativas penais.
Estão sendo beneficiados com os cursos cerca de 200 reeducandos dos municípios de Altos, na Colônia Agrícola Major César Oliveira; em Bom Jesus, na Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nunez; em Esperantina, na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo; em Oeiras, na Penitenciária Regional de Oeiras; em Parnaíba, na Penitenciária Mista Juiz Fortes Ibiapina; em Picos na Penitenciária Regional José e Barros e em Teresina, na Casa de Custódia e Penitenciárias Regional Irmão Guido e Feminina.
Os cursos oferecidos são de Horticultor Orgânico, Microempreendedor Individual, Auxiliar de Cozinha e Padeiro. Os cursos deverão considerar as características e conhecimentos prévio dos homens e mulheres atendidos, a fim de promover seu desenvolvimento pessoal e interpessoal, o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade, e também avaliar as melhores possibilidades tanto na vida pessoal como no mundo trabalho.
Através do Pronatec, a Secretaria de Estado de Educação do Piauí disponibiliza todo o material didático e fardamento aos alunos.