Ícone buscar

Encontro define detalhes da participação do PI nos JEJs

  • 07/11/2018

 

Na manhã desta quarta (07) técnicos da Secretaria de Estado da Educação e representantes da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) se reuniram com pais de alunos e técnicos das modalidades esportivas para informar todos os detalhes e instruções relacionados a participação da delegação piauiense que irá participar da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude que acontece de 12 a 26 de novembro no Rio Grande do Norte.


A Delegação piauiense é composta por 208 atletas que irão competir em 10 modalidades individuais e coletivas que este ano estarão dispostas da seguinte forma: Ciclismo, Natação, Volei de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez competem na primeira semana de 12 a 16 de novembro, atletismo, badminton e futsal competem na segunda semana de 17 a 21 de novembro e na última semana, de 22 a 26 de novembro, os piauienses competem no handebol e judô. 



Durante a reunião o chefe da delegação e representante da Fundespi , Manoel Otoni Batista, informou os horários e datas de partidas dos ônibus, hotel que a delegação irá ficar hospedada, equipamentos a serem utilizados, bem como todo o procedimento que é feito durante os dias de competições, alimentação, entre outros.


Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A regionalização por etapas permite que cidades com infraestrutura menor também possam sediar o evento. 



A fase nacional tem 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling. As etapas regionais serão disputadas por cerca de 1.100 atletas. Nelas serão definidos os classificados do basquete, futsal, handebol e vôlei para a fase nacional de Natal, nas duas categorias etárias. 

 

A competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento foi o responsável pelo surgimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA.


 

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude terá a participação de quase 6 mil atletas de todos os Estados brasileiros e mais uma delegação do Japão que participará como país convidado.

Outras Notícias

Notícias
12/09/2025

Seduc e ONEE mobilizam estudantes do Ceti Cristino Castelo Branco para Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025

Notícias
12/09/2025

Estudantes Seduc iniciam imersão tecnológica e cultural na Coreia do Sul

Notícias
11/09/2025

Estudantes do Piauí estreiam nos Jogos da Juventude com apoio da Seduc, que garante passagens a todos os atletas do Estado

Notícias
10/09/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta experiência pioneira no ensino de Inteligência Artificial em evento promovido pelo Todos pela Educação

Notícias
10/09/2025

Seduc paga bolsas de monitoria e estágio a cerca de 5 mil estudantes e fortalece permanência escolar no Piauí

Notícias
09/09/2025

Com jogos e desafios, estudantes Seduc se preparam para o Enem e o Saeb em revisão gamificada