A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a União
Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio do MEC e da
Fundação Lemann realizou nesta quinta- feira (21) uma oficina para discussão do Programa
de apoio a implementação da Base Nacional Comum Curricular - proBNCC.
O objetivo foi discutir elementos referentes aos textos
introdutórios do currículo do Piauí, analisar o organizador curricular da BNCC
nas áreas do conhecimento e dos componentes curriculares da educação infantil e
ensino fundamental, além de subsidiar o trabalho dos coordenadores e redatores
para a elaboração da versão preliminar do currículo do Piauí.
O encontro aconteceu no Centro de Formação Antonino Freire, com
a participação de professores especialistas, convidados de várias regiões do estado,
rede municipal e estadual. Na ocasião foram sistematizadas as planilhas de
discussão dos objetos do conhecimento e habilidades para cada componente
curricular, tendo em vista a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Superintendente de Ensino da Secretaria de Estado da Educação
(SEDUC), Carlos Alberto, ressaltou a importância do encontro para a formação
dos redatores no intuito de que o currículo seja consolidado. "Isso contribui
para que tenhamos um currículo único, que o estado como todo possa
trabalhar uma política educacional muito bem apoiada nas fundamentações necessárias,
e com qualidade", avaliou.
Para a coordenadora
de Etapa da BNCC, o encontro é de suma importância, pois é um momento onde se
observa as particularidades da educação infantil e do Ensino Fundamental. "A elaboração dos currículos é um grande desafio, pois é preciso levar em conta as
mudanças por que passa o aluno, em especial no Ensino Fundamental, que é o
período mais longo da vida escolar. Esse momento fortalece e legitima o
documento, pois temos contribuições de
todas as regiões do Piauí, visando garantir o sucesso para todo os alunos", afirmou.
A diretora geral do
Centro de Formação Antonino Freire, Gildete Milu, participou do evento e
ressaltou que este encontro é de tamanha importância para o sucesso da educação
para que sejam superadas as possíveis rupturas na transição da educação
infantil para o Ensino Fundamental, criando reais condições para a formação do
aluno.