Ícone buscar

Gestores participam de Fórum em Rede de Gestores Escolares

  • 15/06/2018



Com o tema central "A escola, seu papel e seu espaço social", a 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), por meio do Núcleo Técnico de Apoio Educacional (Nutae), realiza nesta sexta-feira (15) o I Fórum em Rede de Gestores Escolares, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, o Premen Norte. 

O evento, que é voltado para gestores escolares, pais e alunos das escolas pertencentes à gerência, tem como objetivo ampliar conhecimentos dos diretores e coordenadores das escolas, aperfeiçoando o desenvolvimento de práticas pedagógicas e atuação frente às intercorrências vivenciadas neste espaço que também envolve família e sociedade. 


De acordo com o professor e gerente Tarcízio Pires, é preciso ampliar as discussões, fortalecer vínculos sociais e potencializar ações através da Rede Intersetorial. "Diante das problemáticas encontradas nas escolas com relação a comportamento dos alunos, a 4ª gerência viu a necessidade de munir os gestores e professores de algumas informações necessárias para ajudá-los a melhorar e tornar o ambiente escolar cada vez mais inclusivo", explica o gestor.

O Fórum reuniu representantes de instituições como o Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Casa de Zabelê e Centro de Valorização da Vida (CVV) para falar sobre a atuação e localização de cada uma delas.


"A orientação da Secretaria de Estado da Educação é que tenhamos uma escola inclusiva. Aqui o gestor terá o conhecimento sobre a composição da rede que poderá apoiar seu trabalho e seus alunos. É preciso que o gestor saiba identificar e direcionar os casos para a instituição correta", garante Tarcízio Pires.

Para Antônio Francisco Castro, pai de aluno e participante do Conselho Escolhar do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Pequena Rubim o evento é de suma importância para o desenvolvimento de todos que fazem parte da escola. "Acredito que os pais precisam se envolver em todas as realidades da escola e essa é uma iniciativa de grande importância para fortalecer a parceria entre família, escola e gestores e espero que esse Fórum seja compartilhado com as outras escolas do Estado", afirma Antônio.


Enquanto educadora, Socorro Alvarenga, coordenadora pedagógica da escola Tenente Araújo, fala sobre o apoio das instituições. "Muitas vezes nos deparamos com situações que não conseguimos resolver. Aqui no Fórum estamos percebendo que temos sim onde encontrar auxílio para que a criança possa se desenvolver", esclarece. A diretora da escola, Egídia Martins, garante que hoje consegue detectar casos de estudantes com hiperatividade e autismo com a ajuda da Seduc, que atende e encaminha para que sejam tratados.

Outras Notícias

Notícias
04/05/2025

Governo do Piauí concede reajuste salarial e promoções aos Profissionais da Educação

Notícias
03/05/2025

Caravana Acelera Seduc: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam equipamentos e anunciam reformas em escolas do Meio-Norte piauiense

Notícias
02/05/2025

Educação pública do Piauí vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial

Notícias
02/05/2025

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí

Notícias
01/05/2025

Seduc realiza pagamento de bolsas para mais de 500 medalhistas das Olimpíadas do Conhecimento no Piauí

Notícias
01/05/2025

Seduc conclui entrega de fardamento para estudantes da rede estadual