A Secretaria de Estado da Educação - SEDUC/PI, por meio da Gerência de Educação Especial, realiza de 31 de julho a 03 de agosto a formação de professores das Salas de Recursos Multifuncionais. As salas visam garantir condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial na sala comum.
A gerente de Educação Especial, Eleonora Sá, revela que a formação acontece para professores e outros profissionais envolvidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Teresina e de municípios vizinhos.
"Com o tema Diretrizes Operacionais para Sala de Recursos Multifuncionais, a formação tem o objetivo de orientar a operacionalização destas, torna-se prioridade, haja vista a necessidade constante no aprimoramento de suas práticas no âmbito das escolas da rede estadual", observa a gerente.
Durante a formação, será realizado o lançamento das Diretrizes Operacionais das Salas de Recursos Multifuncionais. Discutido o Plano de Desenvolvimento Individual -estruturação e aplicabilidade. E discutidas estratégias de desenvolvimento do Plano de AEE.
Hoje o Piauí conta com 152 salas de recursos em atividade. Outros municípios deverão receber a formação no segundo semestre a partir da liberação de recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR). A formação acontece no Centro Integrado de Educação Especial (CIES), em Teresina.
PROGRAMAÇÃO
8h-10h:
· Abertura oficial
· Mesa de Autoridades
· Lançamento das Diretrizes Operacionais para Sala de Recursos Multifuncionais
· 10h - 12h:
· Plano de Desenvolvimento Individual - PDI: estruturação e aplicabilidade
· 12h: Almoço 14h - 16h:
· Plano de Desenvolvimento Individual - PDI:
· estruturação e aplicabilidade
2° Dia
· 8h-12h:
· Sala 01: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Visual - Grupo A
· Sala 02: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Auditiva - Grupo B
· Sala 03: Estratégias de desenvolvimento do AEE-
· TEA - Grupo C
· Sala 04: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Intelectual - Grupo D
· Sala 05: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Altas Habilidades/Superdotação - Grupo E
· Sala 06: Estratégias de desenvolvimento do AEE - Deficiência Física e Estratégias de desenvolvimento para Estimulação Precoce - Grupo F
· 12h: Almoço 14h- 18h:
· Sala 01: Estratégias de desenvolvimento do AEE-
· Deficiência Visual - Grupo F
· Sala 02: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Auditiva- Grupo A
· Sala 03: Estratégias de desenvolvimento do AEE-
· TEA Grupo B
· Sala 04: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Intelectual - Grupo C
· Sala 05: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Altas Habilidades/Superdotação - Grupo D
· Sala 06: Estratégias de desenvolvimento do AEE - Deficiência Física e Estratégias de desenvolvimento para Estimulação Precoce - Grupo E
3° Dia
· 8h-12h:
· Sala 01: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Visual - Grupo E
· Sala 02: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Auditiva - Grupo F
· Sala 03: Estratégias de desenvolvimento do
· AEE- TEA- Grupo A
· Sala 04: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Intelectual? Grupo B
· Sala 05: Estratégias de desenvolvimento do AEE-
· Altas Habilidades/Superdotação - Grupo C
· Sala 06: Estratégias de desenvolvimento do AEE
· - Deficiência Física e Estratégias de desenvolvimento para Estimulação Precoce - Grupo D
· 12h: Almoço 14h - 18h:
· Sala 01: Estratégias de desenvolvimento do AEE-
· Deficiência Visual - Grupo D
· Sala 02: Estratégias de desenvolvimento do AEE-
· Deficiência Auditiva - Grupo E
· Sala 03: Estratégias de desenvolvimento do
· AEE- TEA - Grupo F
· Sala 04: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Intelectual- Grupo A
· Sala 05: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Altas Habilidades/Superdotação? Grupo B
· Sala 06: Estratégias de desenvolvimento do AEE
· ? Deficiência Física e Estratégias de desenvolvimento para Estimulação Precoce - Grupo C
·
· 4º dia
· 8h-12h:
· Sala 01: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Visual - Grupo C
· Sala 02: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Auditiva - Grupo D
· Sala 03: Estratégias de desenvolvimento do
· AEE- TEA - Grupo E
· Sala 04: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Intelectual - Grupo F
· Sala 05: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Altas Habilidades/Superdotação- Grupo A Sala 06: Estratégias de desenvolvimento do AEE - Deficiência Física e Estratégias de desenvolvimento para Estimulação Precoce - Grupo B
·
· 12h: Almoço
· 14h 18h:
· Sala 01: Estratégias de desenvolvimento
· AEE-Deficiência Visual- Grupo B
· Sala 02: Estratégias de desenvolvimento AEE-Deficiência Auditiva - Grupo C
· Sala 03: Estratégias de desenvolvimento
· AEE- TEA - Grupo D
· Sala 04: Estratégias de desenvolvimento AEE- Deficiência Intelectual - Grupo E
· Sala 05: Estratégias de desenvolvimento
· AEE- Altas Habilidades/Superdotação - Grupo F Sala 06: Estratégias de desenvolvimento do AEE - Deficiência Física e Estratégias de desenvolvimento para Estimulação Precoce - Grupo A