Ícone buscar

Escolas de Batalha realizam III Caminhada da Paz

  • 30/05/2018


 


Cerca de 1200 alunos das escolas Conselheiro Saraiva, Gayoso e Almendra, Maria Melo e Dirceu Arcoverde, do município de Batalha, participaram da III Caminhada da Paz que aconteceu em parceria com o Ministério Público. Além dos alunos das sedes e anexos, os diretores, coordenadores, professores, auxiliares, motoristas, e administrativos participaram do encontro que teve concentração na Praça Matriz, no centro de Batalha.


Após a concentração aconteceram apresentações das escolas, falas e a caminhada seguiu pelas ruas do centro da cidade. Participaram também do projeto, a Polícia Militar, Promotoria de Justiça, Grupos Sociais: Ponto de Cultura, Desbravadores, Banda de Música Manoel Fabiano, Igrejas e Ação Social do Conselho Tutelar.



O projeto teve início no primeiro semestre de 2016, onde as escolas desenvolveram ações com base na temática da paz, como caminhadas, produção de materiais, gincanas, seminários, concurso de redação, de desenho, de música e dança.


A caminhada da paz é uma atividade das escolas da rede estadual de ensino de Batalha, como forma de culminância do Projeto Queremos Paz. As escolas estaduais, trabalham o Projeto no primeiro bimestre, onde acontecem palestras, atividades de acolhimento, reuniões com pais, monitoramento entre alunos e atividades lúdicas onde neste momento a equipe de professores, auxiliares, coordenação e direção estão totalmente engajados, participando ativamente do projeto, a fim de dar maior consistência a todos os alunos, numa demonstração de preocupação com os problemas de violência enfrentados na atualidade. 



De acordo com a Supervisora Estadual Perpétua Barbosa, a caminhada nasceu desse projeto onde o espírito da paz e da solidariedade ficam demonstrados entre as escolas. "Esse tipo de trabalho é importante, afinal, a paz não deve estar presente somente no âmbito escolar, mas sendo praticada por todos, ao longo da vida. É assim que se constrói um mundo melhor", afirma a professora.


A seduc e o MP estão engajados no fortalecimento da parceria para a execução do Projeto Queremos Paz, juntamente com a iniciativa do Pacto pela Aprendizagem, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC).



O objetivo principal é orientar as escolas sobre como proceder diante dos casos de indisciplina e atos inflacionais cometidos por menores de 18 anos dentro do âmbito escolar, além de trabalhar a valorização de princípios básicos como a tolerância, o respeito e a justiça, visando inserir a cultura da paz nas escolas, formando cidadãos críticos e atuantes.

Outras Notícias

Notícias
04/05/2025

Governo do Piauí concede reajuste salarial e promoções aos Profissionais da Educação

Notícias
03/05/2025

Caravana Acelera Seduc: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam equipamentos e anunciam reformas em escolas do Meio-Norte piauiense

Notícias
02/05/2025

Educação pública do Piauí vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial

Notícias
02/05/2025

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí

Notícias
01/05/2025

Seduc realiza pagamento de bolsas para mais de 500 medalhistas das Olimpíadas do Conhecimento no Piauí

Notícias
01/05/2025

Seduc conclui entrega de fardamento para estudantes da rede estadual