O
Superintendente de Ensino, Carlos Alberto Pereira e Gerente do Ensino
Fundamental da Seduc, Marilia Aragão, visitaram nessa quarta-feira (23), a
Secretaria de Estado da Educação do Ceará, para conhecer o Programa de
Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). Nosso Superintendente de Ensino,
Carlos Alberto Pereira e Gerente do Ensino Fundamental da Seduc, Marilia
Aragão, visitaram nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Estado da Educação
do Ceará, para conhecer o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic).
A ideia é levar para o Piauí esse programa tem resultados bastante sustentáveis
e reconhecimento nacional.
A equipe da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem),
da Seduc/CE apresentou as características do Programa na atuação
junto à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.
O orientador de fortalecimento da aprendizagem Seduc /CE, Idelson
Paiva Jr, ressalta que o regime de colaboração cearense , por meio
do Paic, foi concretizado com atuação focada em cinco eixos: gestão
municipal; alfabetização; educação infantil; formação do
leitor; avaliação externa. "O PAIC se tornou referência nacional por causa
dos significativos avanços registrados na aprendizagem dos alunos, dentre os
quais podemos destacar uma evolução do patamar de 30 % em 2007 para 90% em
2017, de crianças com nível desejável de alfabetização. O avanço também foi
observado com relação ao IDEB. Das 100 escolas com melhor IDEB no Brasil, 77
são cearenses", frisa.
Segundo Carlos Alberto o programa vem atraindo a atenção do Piauí
há algum tempo. "O Ceará tem uma das experiências mais exitosas identificadas
no Brasil, em termos de regime de colaboração entre estado e municípios para
correção do fluxo e alfabetização na idade certa. A pedido do
secretário, viemos beber dessa água, conhecer de perto o programa, para levá-lo
para o nosso Estado, adaptando a nossa realidade e necessidade", explica o
superintendente.
Carlos Alberto destaca que o que grande diferencial do Mais
Paic é o regime de colaboração entre Governo do Estado e municípios. "Sem a
colaboração entre estado e municípios não há avanço na educação. Isso porque o
primeiro ciclo do Ensino Fundamental está concentrado na rede municipal, e
esses alunos ingressam para o segundo ciclo, havendo uma transição para a rede
estadual, assim como para o Ensino Médio. Trabalhando com o mesmo foco, é muito
mais fácil atingir os resultados esperados", diz.