Ícone buscar

Centro Educacional realiza oficina de jogos didáticos

  • 03/05/2018

Aconteceu na manhã desta quinta-feria (03), no CEEPRU (Centro de Educação Profissional Rural Governador Hugo Napoleão) localizado no Povoado Ingazeira, Zona Rural de Piripiri, uma aula com oficina de confecção de jogos didáticos sobre processos de separação de misturas.

Participaram da oficina todas as turmas do 1º ano do Ensino Médio, sob coordenação da professora Michelle de Sousa que motivou os alunos a construírem jogo didático com materiais de baixo custo visando facilitar a aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos de química como processos de separação de misturas.

       

     Os estudantes confeccionaram um jogo da memória diferente dos tradicionais com imagens dos processos de separação e perguntas referentes a cada processo, para jogar, as turmas foram divididas em grupos, cada grupo de alunos teve a sua oportunidade de retirar perguntas, as quais foram respondidas pelo grupo oposto.

     Segundo a estudante Aline Silva a oficina foi um método criativo e interessante, pois facilitou a aprendizagem dos alunos. "A confecção e aplicação do jogo didático em sala de aula facilitou a aprendizagem, além disso, foi possível interagir melhor com meus colegas de classe", enfatizou.

De acordo com a estudante Maria José de Jesus Carvalho o jogo de memória mesmo sendo diferente dos tradicionais facilitou a aprendizagem teórica do conteúdo de processos na separação de misturas selecionado em classe. "A oficina nos proporcionou um contato prévio com todas as imagens do conteúdo em estudo facilitando a nossa aprendizagem, desta forma aprendemos de forma interativa, lúdica e didática", falou.

"O Ensino aprendizagem se torna mais significativo quando o próprio educando torna-se  o protagonista deste processo, despertando assim o maior interesse nos diferentes conteúdos propostos pelo educador", disse a diretora Maria José Medeiros.

 

Outras Notícias

Notícias
12/09/2025

Seduc e ONEE mobilizam estudantes do Ceti Cristino Castelo Branco para Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025

Notícias
12/09/2025

Estudantes Seduc iniciam imersão tecnológica e cultural na Coreia do Sul

Notícias
11/09/2025

Estudantes do Piauí estreiam nos Jogos da Juventude com apoio da Seduc, que garante passagens a todos os atletas do Estado

Notícias
10/09/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta experiência pioneira no ensino de Inteligência Artificial em evento promovido pelo Todos pela Educação

Notícias
10/09/2025

Seduc paga bolsas de monitoria e estágio a cerca de 5 mil estudantes e fortalece permanência escolar no Piauí

Notícias
09/09/2025

Com jogos e desafios, estudantes Seduc se preparam para o Enem e o Saeb em revisão gamificada