Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) concluíram nesta sexta-feira (27) o estágio supervisionado realizado no Hospital Areolino de Abreu, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Hospital Areolino de Abreu.
Durante o encerramento os estagiários apresentaram um trabalho realizado com 10 pacientes do hospital onde foram verificados vários aspectos sociais e pessoais. De acordo com a professora de estágio Neuzenildes Sena de Oliveira, a experiência no Hospital Areolino de Abreu foi um grande aprendizado tanto para ela como professora, como para os próprios alunos, pois eles puderam fazer atividades de observação e ação através da terapia ocupacional. "No final do estudo percebemos que existe dois sentimentos marcantes dentro deles, o afeto e o desafeto, porém, o desafeto foi o predominante, onde a maioria guarda o rancor, principalmente da família ou por algum ente familiar", afirmou.
Para a estagiária, Amanda Fialho a experiência foi bastante proveitosa. "A partir de agora podemos entender melhor as pessoas e podemos atende-las de forma mais humana e sociável, tivemos uma experiência incrível, que vai servir tanto para nosso currículo como para nossa própria pessoal", disse.
O Coordenador da Terapia Educacional e Educador Físico, Carlos Lima, fez questão de salientar que a ação só agregou forças para fortalecer o tratamento dos pacientes e em nome da diretoria do hospital reafirmou a parceria entres as instituições que já vem acontecendo há anos. "Gostaria de parabenizar os estagiários e a professora pelo excelente trabalho e partindo daí podemos dizer que a Política de Humanização voltada para as pessoas com transtorno mental se resume em duas palavras: Respeito e Atenção e é isso que no dia-a-dia a gente procura sempre estar proporcionando as essas pessoas", frisou Carlos.
Como uma das representantes da equipe da
Seduc, a professora Amparo Ramalho, falou em nome da Diretora da Uetep, Adriana
Moura e da Secretária Rejane Dias. "Esse trabalho é bem acompanhado, com coordenação
pedagógica, supervisão e assessoria pedagógica.Quero ressaltar aqui que essa é
uma ação que vem do esforço do Governador Wellington Dias e da Secretária Rejane
Dias que estão sempre buscando recursos junto ao Ministério
da Educação para melhorias na educação do Piaui", salientou Amparo.