No encerramento da Reunião Técnica com Gestores Regionais
de Educação, que aconteceu nesta segunda-feira e terça-feira, a Secretaria de
Estado da Educação (Seduc) apresentou o relatório do checklist das escolas coletado
através do Mobieducame. A Seduc agora irá liberar recursos extras para sanar os
problemas identificados, para que o bom andamento do ano letivo.
A diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar
(UGIE), Ana Rejane Barros, comenta que o checklist é uma radiografia da
situação das escolas estaduais. "No evento apresentamos as devolutivas para
enfrentarmos dos problemas identificados como a autorização pela Secretaria
para liberação do Pactue Extra, Pac Net e Pactue para aquisição de equipamentos
de proteção individual para os manipuladores de alimentos. Agora a cobrança é
para que as escolas cumpram com o calendário escolar e executem corretamente a
aplicação dos recursos", destaca.
O encontro aconteceu no auditório do Tribunal de Contas
do Estado e também serviu para orientações sobre a regularização do ano letivo
de 2018. O objetivo agora é fazer que as escolas reorganizem o calendário
escolar e cumpram os 200 dias letivos.
"Neste encontro tratamos de todas as instruções
normativas que regulamentam a reposição de aulas, da reprogramação do calendário
escolar e abordamos questões como o repasse de alimentação, manutenção,
repasses extras; passar orientações sobre prestação de contas, transporte escolar
e equipamentos", conclui a diretora da UGIE.
As Instruções
Normativas
A Instrução Normativa GSE/ADM Nº 001/2018 dispõe sobre o
repasse de recurso financeiro para a aquisição de Equipamentos de Proteção
Individual nas Unidades Escolares. Para
a produção de alimentos nas Escolas Públicas da Rede Estadual de Educação para
a alimentação escolar, tornando-se necessário garantir a segurança alimentar e
nutricional por meio de práticas que combatam a contaminação dos alimentos, bem
como promovam a segurança do manipulador de alimentos, que perpassa pelo uso de
equipamentos de proteção individual - EPI´s.
A Instrução Normativa GSE/ADM Nº 002/2018 dispõe sobre o
repasse financeiro de parcela extra do PACTUE - Programa de Autonomia,
Cooperação e Transparência das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do
Piauí. O repasse visa atender a necessidade de assegurar o início do período
letivo de 2018 estabelecendo condições físico-estruturais mínimas e de
manutenção.
A Instrução Normativa GSE/ADM Nº 003/2018 dispõe sobre o
repasse de recurso financeiro para a aquisição de Serviços de Tecnologia pelas
Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Piauí. Os recursos visam
auxiliar os diversos sistemas informatizados de acompanhamento, monitoramento e
alimentação de dados entre a escola e a SEDUC para garantir a atualização das
informações pertinentes ao gerenciamento das ações mais diversas, tais como:
registro e atualização da matrícula de alunos no Educacenso e Iseduc (sistema
próprio); registros de rendimento e frequência escolar; atualização de dados da
infraestrutura, equipamentos e mobiliários e alimentação de dados dos sistemas
informatizados do MEC.