Ícone buscar

Alunos do Proeja concluem cursos profissionalizantes

  • 25/01/2018



Uma solenidade marcada por gestos e discursos emocionantes. Esse foi o diferencial da Formatura dos alunos dos Cursos Técnicos de Enfermagem, Administração e Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA, ofertados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizada ontem, no Teatro 04 de Setembro.





A oradora da turma Marinalda Saraiva Lopes, fez questão de agradecer a todos que de alguma forma participaram do processo de formação dos alunos e falou das dificuldades e desafios que todos enfrentaram ao longo do curso. "Foram anos de dedicação e cada formando traz consigo um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou pela busca da estabilidade financeira. Foram anos de companheirismo, risadas, amizades que ficarão pro resto da vida. Um turbilhão de emoções que nos rodeia nesse instante. Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado", frisou ela.




A solenidade contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias; o vereador Caio Bucar; a diretora da Unidade de Ensino Técnico e Profissional da Seduc (Uetep), Adriana Moura; o gerente da 4ª GRE, Tarcízio Pires; gestores das escolas; pais e familiares dos formandos.


A secretária Rejane Dias falou sobre a expansão da Educação Profissional em todo o estado do Piauí, afirmando que "esse ano o estado do Piauí foi o que mais cresceu em número de matrículas e que mais diminuiu o analfabetismo em todo o Brasil e ainda em 2016 conseguimos chegar em quase todos os municípios com cursos profissionalizantes através do  Pronatec/FIC, nos tornando referência para outros estados. Também avançamos muito por meio da Mediação Tecnológica feita pelo Canal Educação".


A diretora da Uetep/Seduc, Adriana Moura, enfatizou que a formatura é apenas o começo, pois a colheita do verdadeiro sucesso é a inserção destes formados no mercado de trabalho, tanto na rede pública como no setor privado. "O melhor exemplo é passar num concurso público, ser chamado para uma unidade de saúde ou para assumir algum cargo em prefeituras do interior e isso já vem acontecendo, pois a educação do Piauí vem avançando muito nos últimos anos", esclareceu Adriana Moura.





Para Rejane Dias, a formatura dos alunos é um dia especial que deve ser muito comemorado. "Hoje é um dia especial, pois conseguimos preparar mais 49 pessoas para o mercado de trabalho por meio do PROEJA e esperamos fazer muito mais", comemora a secretária.





 

Outras Notícias

Notícias
06/05/2025

Estudante Seduc é ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê em Aracaju e se prepara para Campeonato Pan-Americano

Notícias
06/05/2025

Matemática que transforma vidas: Estudantes Seduc brilham em Olimpíadas e mostram força do Ensino Público

Notícias
06/05/2025

Seduc efetua pagamento da 3ª parcela de bolsas aos estudantes das turmas ITA/IME

Notícias
05/05/2025

Seduc anuncia resultado da seleção para Bolsistas do Programa de Alfabetização na Idade Certa

Notícias
05/05/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb Seduc reforça preparação com aulas ao vivo no YouTube

Notícias
04/05/2025

Governo do Piauí concede reajuste salarial e promoções aos Profissionais da Educação